“BROWN BEAR, BROWN BEAR, WHAT DO YOU SEE?”

UM RELATO INTERPRETATIVO DE UM PROJETO DE ENSINO DE LÍNGUA INGLESA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

  • Jaqueline dos Santos Sarmento Universidade do Vale do Taquari - UNIVATES
  • Lívia Pretto Mottin Universidade do Vale do Taquari - UNIVATES
  • Makeli Aldrovandi Universidade do Vale do Taquari - UNIVATES

Resumo

O objetivo deste trabalho é apresentar um relato interpretativo de um projeto de ensino de língua inglesa para crianças de 4 e 5 anos da educação básica, por meio da contação da história infantil Brown Bear, Brown Bear, What do you see?, de Bill Martin Jr e Eric Carle. A escolha do tema e o planejamento das aulas foram realizados após observações de aulas na turma na qual o projeto foi aplicado, e foram levados em consideração os campos de experiência da Educação Infantil previstos na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e objetivos de aprendizagem de língua inglesa. A metodologia utilizada na pesquisa foi relato interpretativo dos dados, que são compostos por um diário de campo e gravações de áudio das aulas do projeto. Os dados foram gerados a partir da aplicação do projeto didático em língua inglesa por meio de uma história infantil, cuja aplicação ocorreu no mês de outubro de 2019. A análise dos dados evidenciou que projetos que envolvam contação de histórias infantis em inglês podem contribuir para a promoção dos objetivos de aprendizagem previstos na BNCC, permitindo que crianças de 4 e 5 anos da educação básica pública aprendam não somente vocabulário e estrutura da língua, mas também utilizem o conteúdo abordado em sala de aula para suas vidas dentro e fora da escola.

Palavras-chave: Educação Infantil. Ensino de língua inglesa. BNCC. Contação de história.

Biografia do Autor

Lívia Pretto Mottin, Universidade do Vale do Taquari - UNIVATES

Possui graduação em Letras pelo Centro Universitário Univates (2009), especialização em Estudos Avançados em Língua Inglesa pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2010) e mestrado em Linguística e Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2012). Possui a certificação CELTA (Certificate of English Language Teaching to Adults) pela Cambridge Assessment English (2013). Atua com ensino de inglês desde 2005. Atualmente trabalha na Universidade do Vale do Taquari - Univates, onde atua como docente e coordenadora do Curso de Letras. 

Makeli Aldrovandi, Universidade do Vale do Taquari - UNIVATES

Possui graduação em Letras - Inglês pela Universidade do Vale do Taquari - UNIVATES (2011), mestrado em Lingüística e Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2014) e doutorado em Lingüística e Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2018). Atualmente é professora da Universidade do Vale do Taquari - UNIVATES, nos cursos de Letras presencial e Ead. 

Publicado
2020-11-20
Seção
Dossiê: Práticas no ensino, na aprendizagem e na avaliação de LE nos anos inicia