PERCEPÇÃO DE DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM EM ENSINO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA:

ESTRATÉGIAS DE PROFESSORES PARA PROFESSORES

Resumo

Cada vez mais notamos a presença de dificuldades no processo de ensino-aprendizagem em nossas salas de aula. Por muitas vezes o professor desconhece o assunto, sendo que não há uma formação pedagógica voltada à identificação dessas condições, o que o impede de explorar as potencialidades de seus alunos e minimizar os efeitos negativos das dificuldades de aprendizagem. Nesse contexto, o presente artigo tem como objetivo abordar o tópico, evidenciando a necessidade de nós professores estarmos atentos e perceptivos às dificuldades de aprendizagem, de modo a implementar e aprimorar estratégias que visem o desenvolvimento das potencialidades de cada um de nossos alunos. Assim, elencamos diversas estratégias para serem implementadas nas práticas pedagógicas, e por fim, relatamos casos de dificuldades de aprendizagem, e como lidamos em tais situações em aula de língua estrangeira, a fim de compartilharmos nossas experiências e colaborar com outros professores no momento de encarar esse desafio.

Biografia do Autor

Aline Almira Morbach, Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS

Mestranda em Estudos Linguísticos - UFFS, e cursando Pós-Graduação - Especialização em Ensino da Língua Inglesa - IFSC. Cursando segunda graduação em Letras - UNYLEYA. Cursando Especialização em Tecnologia para Educação Profissional - IFSC; e Especialização em Psicopedagogia Institucional - FBMG. Graduada em Gestão Ambiental - Universidade Norte do Paraná (2011). Especialista em Gestão, Licenciamento e Auditoria Ambiental (2012); Especialista em Neuroaprendizagem (2015); MBA em International Trade Management, Associação Brasileira de Comércio Exterior - ABRACOMEX & MIB (2016). Atuou como Tutora do curso de Gestão Ambiental (2011). Atuou no Programa E-Tec, no Ensino de Inglês à Distância, como Tutora de Inglês Online, no Instituto Federal de Santa Catarina - IFSC (2015-2016). Atualmente, é Professora de Inglês e Francês no Instituto de Idiomas Yázigi. Apresentou um Paper (YLTS, São Paulo, 2015), sobre Percepção de Dificuldades na Aprendizagem e Estratégias de Sala de Aula para Professores. Seus principais temas de estudo são: Neuroaprendizagem, Psicopedagogia, Transtornos de Aprendizagem (Dislexia, TDAH), Processo de Aquisição da Linguagem, Memória e Processamento Linguístico.

Aline Krahl, Universidade de Passo Fundo

Possui graduação em Letras - Português e Inglês pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (2010) e mestrado em Letras pela Universidade de Passo Fundo (2015). Atualmente é professora de inglês do Instituto de Idiomas Yázigi Chapecó. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Inglesa, atuando principalmente nos seguintes temas: tecnologias da informação, formação, ensino-aprendizado, aquisição de segunda língua e multiletramentos

Publicado
2020-12-31
Seção
Dossiê: Práticas no ensino, na aprendizagem e na avaliação de LE nos anos inicia