A AUTOAVALIAÇÃO COMO INSTRUMENTO PARA O ENSINO-AVALIAÇÃO-APRENDIZAGEM DE LÍNGUA INGLESA PARA CRIANÇAS
Resumo
a autoavaliação nos processos de ensino-avaliação-aprendizagem de língua inglesa para crianças (LIC) é uma temática relativamente pouco discutida em âmbito acadêmico. Para Coombe (2018), a autoavaliação tem se mostrado útil para promover autonomia do aluno e é frequentemente usada para fins formativos. Nos ancoramos ao princípio da avaliação para a aprendizagem (ApA) (BLACK; WILIAM, 1998) (BLACK; HARRISON; LEE; MARSHAL; WILIAM, 2004), conceito de avaliação o qual tem como função primordial subsidiar a aprendizagem e o desenvolvimento do objeto avaliado. O objetivo principal deste artigo é a proposição de uma ficha de registro de autoavaliação para a aprendizagem de LIC, a qual foi inspirada nas habilidades contidas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) (BRASIL, 2017), em que a criança, com idade entre 8 e 12 anos, aprendiz de língua inglesa como língua estrangeira, preencherá de acordo com a sua aprendizagem. Justificamos a proposição de uma ficha de registro de autoavaliação, pois acreditamos que com isso as crianças podem assumir a corresponsabilidade por seu aprendizado, tornando-se sujeitos ativos no processo de ensino-avaliação-aprendizagem Mckay (2006); Butler e Lee (2010); Butler (2016); Coombe (2018).
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com o intuito de manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As opiniões emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade.
Os autores que publicarem neste periódico devem transferir para a revista os copyrights e direitos de publicação do artigo publicado.
IMPORTANTE!
A revista adota licença CC BY 4.0 para divulgação de seus artigos.
Você está livre para:
Compartilhar - copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato
Adaptar - remixar, transformar e construir sobre o material para qualquer propósito, mesmo comercialmente.
Esta licença é aceitável para obras culturais gratuitas.
O licenciante não pode revogar essas liberdades desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
- Atribuição - Você deve dar crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se as alterações foram feitas. Você pode fazê-lo de forma razoável, mas não de forma alguma que sugira que o licenciante o respalda ou o seu uso.
- Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restringem legalmente os outros de fazer qualquer coisa que a licença permita.
Avisos:
Você não precisa cumprir a licença de elementos do material no domínio público ou onde seu uso é permitido por uma exceção ou limitação aplicável.
Não são garantidas garantias. A licença pode não fornecer todas as permissões necessárias para o uso pretendido. Por exemplo, outros direitos como publicidade, privacidade ou direitos morais podem limitar a forma como você usa o material.