COSPLAY/HERÓI COMO POSSIBILIDADES DE LEITURA
SUJEITO, IDENTIDADES E DISCURSO
DOI:
https://doi.org/10.51913/revelli.v12i0.10170Resumo
Resumo
Esta pesquisa objetiva entender como se articulam os atravessamentos discursivos que configuram os enunciados de sujeitos contemporâneos dedicados às práticas do cosplay. Buscamos compreender o processo constitutivo de sujeitos cosplayers e de suas identidades, percebendo os mecanismos do funcionamento enunciativo dados segundo a pós-modernidade, a partir das teorias de Hall (2015) e Bauman (2007; 2010). Para tanto, submetemos quatro sujeitos que praticam o cosplay a um questionário semiestruturado e analisamos suas respostas de acordo com os pressupostos de Bakhtin (2003), Foucault (2008), Jenkins (2008) e Erculino (2014). Para analisar os discursos por meio dos enunciados das personagens e dos sujeitos nos momentos em que esses discursos se interseccionam, hibridizando as identidades que os constituem. Como justificativa, essa investigação demonstra a necessidade de compreender a pluralidade subjetiva, em detrimento da concepção de homogeneidade identitária. Como resultados desta pesquisa, há a formulação complexa, a (des)construção identitária e social dos sujeitos aqui analisados, corroborando, assim, para a conclusão de que as identidades são moventes, também devido aos repertórios variados e possíveis na tentativa de confluência entre realidade e ficção; estão em declínio as identidades consideradas fixas e em ascensão a percepção do protagonismo do corpo na representatividade enunciativa dos super-heróis.
Palavras-chave: Identidades. Sujeitos. Pós-modernindade. Cosplay.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com o intuito de manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As opiniões emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade.
Os autores que publicarem neste periódico devem transferir para a revista os copyrights e direitos de publicação do artigo publicado.
IMPORTANTE!
A revista adota licença CC BY 4.0 para divulgação de seus artigos.
Você está livre para:
Compartilhar - copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato
Adaptar - remixar, transformar e construir sobre o material para qualquer propósito, mesmo comercialmente.
Esta licença é aceitável para obras culturais gratuitas.
O licenciante não pode revogar essas liberdades desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
- Atribuição - Você deve dar crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se as alterações foram feitas. Você pode fazê-lo de forma razoável, mas não de forma alguma que sugira que o licenciante o respalda ou o seu uso.
- Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restringem legalmente os outros de fazer qualquer coisa que a licença permita.
Avisos:
Você não precisa cumprir a licença de elementos do material no domínio público ou onde seu uso é permitido por uma exceção ou limitação aplicável.
Não são garantidas garantias. A licença pode não fornecer todas as permissões necessárias para o uso pretendido. Por exemplo, outros direitos como publicidade, privacidade ou direitos morais podem limitar a forma como você usa o material.