ASSÉDIO E ORGIA (RE)VELADOS NOS ENUNCIADOS CLIVADOS PELO DISCURSO HUMORÍSTICO NO QUADRO TELEVISIVO JOGO DOS PONTINHOS, DE SILVIO SANTOS
DOI:
https://doi.org/10.51913/revelli.v12i0.10160Resumo
Resumo: Este artigo objetiva uma análise de enunciados de Silvio Santos em diálogo com o elenco do Jogo dos Pontinhos, um dos quadros do Programa Silvio Santos. Com base na Análise do Discurso de linha francesa, analisaremos os enunciados que mostram uma exposição feminina que beira o assédio (ou talvez até se configure como assédio) e uma proposta de orgia, que inclui Silvio Santos e a filha, Patrícia Abravanel. Autores como Foucault (1987; 1996; 2002), Sombra (2015) Possenti (2018), entre outros, servirão de base para nossas análises. A questão principal que norteia este trabalho é se há limites discursivos para o humor e para o riso, tendo em vista a expressão subjetiva machista que Silvio Santos imprime em seus enunciados. Como resultados, acreditamos que há um efeito de liberdade enunciativa legitimada pela idade de Silvio, dada pela condição de idoso, também em função do teor humorístico do programa. Concluímos que esse efeito de liberdade e esse humor podem se imbricar e propiciar uma leitura pejorativa, relacionada à exclusão feminina, à inferiorização ao reduzir a mulher ao corpo, um abuso ligado à exploração misógina, capaz de desvalorizar e odiar a mulher ao considera-la apenas pelo viés da beleza padronizada.
Palavras-chave: Silvio Santos. Assédio. Discurso humorístico. Discurso feminista.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com o intuito de manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As opiniões emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade.
Os autores que publicarem neste periódico devem transferir para a revista os copyrights e direitos de publicação do artigo publicado.
IMPORTANTE!
A revista adota licença CC BY 4.0 para divulgação de seus artigos.
Você está livre para:
Compartilhar - copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato
Adaptar - remixar, transformar e construir sobre o material para qualquer propósito, mesmo comercialmente.
Esta licença é aceitável para obras culturais gratuitas.
O licenciante não pode revogar essas liberdades desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
- Atribuição - Você deve dar crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se as alterações foram feitas. Você pode fazê-lo de forma razoável, mas não de forma alguma que sugira que o licenciante o respalda ou o seu uso.
- Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restringem legalmente os outros de fazer qualquer coisa que a licença permita.
Avisos:
Você não precisa cumprir a licença de elementos do material no domínio público ou onde seu uso é permitido por uma exceção ou limitação aplicável.
Não são garantidas garantias. A licença pode não fornecer todas as permissões necessárias para o uso pretendido. Por exemplo, outros direitos como publicidade, privacidade ou direitos morais podem limitar a forma como você usa o material.