O RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA DE ENSINO DE LÍNGUA INGLESA PARA CRIANÇAS:
CONTEXTUALIZANDO O VERBO TO BE
Resumo
RESUMO: Este trabalho tem por objetivo apresentar uma atividade destinada ao ensino de Língua Inglesa para crianças desenvolvida no contexto do projeto Early Bird; um programa iniciado em 2013 pela Secretaria de Educação do Estado de São Paulo em algumas escolas selecionadas da rede pública estadual paulista. Por se tratar de um contexto específico – delimitações pouco claras a respeito do método do projeto, formações esporádicas e desconexas para os professores participantes, inexistência de material didático e de currículo oficial do programa – a atividade aqui relatada foi inteiramente criada e realizada por mim enquanto professora desse projeto por três anos. Trata-se de uma prática realizada em salas de aulas de 5ºs anos do Ensino Fundamental I com o objetivo de introduzir o conteúdo programático do Verb To Be por meio de um subtema de atualidades. Valendo-se da abordagem descritiva-analítica, o estudo apresenta as reflexões e o percurso por mim percorridos, desde a construção do plano de ensino até as reflexões sobre os resultados dessa atividade. Baseado na concepção de casos de ensino de Shulman (1986, 1996, 2004), o estudo enfatiza a importância de formações e métodos contextualizados à realidade prática das salas de aula dos docentes de Língua Inglesa para crianças, principalmente no cenário do ensino público brasileiro.
Palavras-chave: Língua inglesa para crianças; Formação de professores; Práticas de ensino.
Copyright (c) 2020 REVELLI - Revista de Educação, Linguagem e Literatura (ISSN 1984-6576)

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com o intuito de manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As opiniões emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade.
Os autores que publicarem neste periódico devem transferir para a revista os copyrights e direitos de publicação do artigo publicado.
IMPORTANTE!
A revista adota licença CC BY 4.0 para divulgação de seus artigos.
Você está livre para:
Compartilhar - copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato
Adaptar - remixar, transformar e construir sobre o material para qualquer propósito, mesmo comercialmente.
Esta licença é aceitável para obras culturais gratuitas.
O licenciante não pode revogar essas liberdades desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
- Atribuição - Você deve dar crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se as alterações foram feitas. Você pode fazê-lo de forma razoável, mas não de forma alguma que sugira que o licenciante o respalda ou o seu uso.
- Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restringem legalmente os outros de fazer qualquer coisa que a licença permita.
Avisos:
Você não precisa cumprir a licença de elementos do material no domínio público ou onde seu uso é permitido por uma exceção ou limitação aplicável.
Não são garantidas garantias. A licença pode não fornecer todas as permissões necessárias para o uso pretendido. Por exemplo, outros direitos como publicidade, privacidade ou direitos morais podem limitar a forma como você usa o material.