O ENSINO DE INGLÊS PARA CRIANÇAS E A INCLUSÃO NA ESCOLA PÚBLICA
UM ESTUDO DE CASO COM UM ALUNO COM BAIXA ACUIDADE VISUAL
Resumo
Discutimos, neste artigo, os resultados oriundos de uma pesquisa realizada no contexto público de ensino de Goiânia, tendo como foco o processo de (não)formação acadêmica de professores de inglês para a atuação em turmas iniciais do Ensino Fundamental e, ainda, que enfrentam o desafio da inclusão na escola. O aporte teórico para este trabalho perpassa o processo de formação docente (ALMEIDA FILHO, 1999; FÉLIX, 1999; LEFFA, 2008) como, também, pontuamos aspectos concernentes à Educação Inclusiva no contexto da escola púbica (BRASIL, 2006; COLL; MARCHESI; PALACIOS, 2004; FERNÁNDEZ, 2001). Configurando-se como um estudo de caso, este trabalho teve como objetivo analisar as adaptações de atividades de uma turma de 4º ano do Ensino Fundamental para serem aplicadas a um aluno como necessidades educativas especiais (baixa acuidade visual) que estava matriculado na turma. Para a coleta de dados e posterior análise, foram observadas as aulas, realizadas entrevistas com o professor da turma e a análise das atividades elaboradas e adaptadas por ele. Os resultados do estudo mostram que o professor pode fazer a diferença no processo de aprendizagem dos alunos com necessidades educativas especiais, visto que o professor da turma utilizou de propostas pedagógicas que viabilizaram características específicas e importantes no processo de aprendizagem do aluno.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com o intuito de manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As opiniões emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade.
Os autores que publicarem neste periódico devem transferir para a revista os copyrights e direitos de publicação do artigo publicado.
IMPORTANTE!
A revista adota licença CC BY 4.0 para divulgação de seus artigos.
Você está livre para:
Compartilhar - copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato
Adaptar - remixar, transformar e construir sobre o material para qualquer propósito, mesmo comercialmente.
Esta licença é aceitável para obras culturais gratuitas.
O licenciante não pode revogar essas liberdades desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
- Atribuição - Você deve dar crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se as alterações foram feitas. Você pode fazê-lo de forma razoável, mas não de forma alguma que sugira que o licenciante o respalda ou o seu uso.
- Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restringem legalmente os outros de fazer qualquer coisa que a licença permita.
Avisos:
Você não precisa cumprir a licença de elementos do material no domínio público ou onde seu uso é permitido por uma exceção ou limitação aplicável.
Não são garantidas garantias. A licença pode não fornecer todas as permissões necessárias para o uso pretendido. Por exemplo, outros direitos como publicidade, privacidade ou direitos morais podem limitar a forma como você usa o material.