EFEITOS DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS DO 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA BILÍNGUE

  • Maria Elisa Novaes Cahú de Moura Universidade Federal de Pernambuco
  • Amanda Marília de Moura Franca Universidade Federal de Pernambuco
  • Andrea Tereza Brito Ferreira https://orcid.org/0000-0003-1711-2327

Resumo

Resumo: O presente artigo tem como proposta compreender as práticas pedagógicas dos professores de uma escola bilíngue da Região Metropolitana do Recife, numa turma de 1º ano do Ensino Fundamental, a fim de identificar seus efeitos em relação ao ensino/aprendizagem inicial de duas línguas. Tendo em vista que a procura pela educação bilíngue tem aumentado e pelo fato de ainda ser um campo de estudo considerado recente e limitado, no que se refere ao processo de alfabetização. Buscamos analisar e refletir acerca da aquisição e construção das habilidades de leitura e escrita nas duas línguas (Português/Inglês). Dessa forma, mediante uma pesquisa de campo, observamos, coletamos e analisamos os dados, obtendo como resultado evidências de práticas pedagógicas positivas que contribuem para a construção da aprendizagem em crianças que aprendem as duas línguas simultaneamente.

Palavras-chave: Educação bilíngue. Bilinguismo. Português/Inglês. Alfabetização. Letramento.

 

Abstract: This article aims to understand teacher practices of a bilingual school in the metropolitan region of Recife, in a 1st grade classroom, in order to identify the impacts in relation to the initial teaching/learning of two languages. Given that the demand for bilingual education has increased and is still a recent and limited field of study regarding the literacy process. We seek to analyze and reflect about the acquisition and construction of reading and writing skills in both languages ​​(Portuguese/English). Thus, through field survey, we observe, collect and review the data, finding instructional practices that positively impact on the construction of learning in children who are exposed to learn both languages ​​simultaneously.

Keywords: Bilingual Education. Bilingualism. Portuguese/English. Literacy.

Publicado
2020-12-31
Seção
Dossiê Práticas no ensino, na aprendizagem e na avaliação de LE nos anos iniciai