EFEITOS DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS DO 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA BILÍNGUE
DOI:
https://doi.org/10.51913/revelli.v12i0.10050Resumo
Resumo: O presente artigo tem como proposta compreender as práticas pedagógicas dos professores de uma escola bilíngue da Região Metropolitana do Recife, numa turma de 1º ano do Ensino Fundamental, a fim de identificar seus efeitos em relação ao ensino/aprendizagem inicial de duas línguas. Tendo em vista que a procura pela educação bilíngue tem aumentado e pelo fato de ainda ser um campo de estudo considerado recente e limitado, no que se refere ao processo de alfabetização. Buscamos analisar e refletir acerca da aquisição e construção das habilidades de leitura e escrita nas duas línguas (Português/Inglês). Dessa forma, mediante uma pesquisa de campo, observamos, coletamos e analisamos os dados, obtendo como resultado evidências de práticas pedagógicas positivas que contribuem para a construção da aprendizagem em crianças que aprendem as duas línguas simultaneamente.
Palavras-chave: Educação bilíngue. Bilinguismo. Português/Inglês. Alfabetização. Letramento.
Abstract: This article aims to understand teacher practices of a bilingual school in the metropolitan region of Recife, in a 1st grade classroom, in order to identify the impacts in relation to the initial teaching/learning of two languages. Given that the demand for bilingual education has increased and is still a recent and limited field of study regarding the literacy process. We seek to analyze and reflect about the acquisition and construction of reading and writing skills in both languages (Portuguese/English). Thus, through field survey, we observe, collect and review the data, finding instructional practices that positively impact on the construction of learning in children who are exposed to learn both languages simultaneously.
Keywords: Bilingual Education. Bilingualism. Portuguese/English. Literacy.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com o intuito de manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As opiniões emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade.
Os autores que publicarem neste periódico devem transferir para a revista os copyrights e direitos de publicação do artigo publicado.
IMPORTANTE!
A revista adota licença CC BY 4.0 para divulgação de seus artigos.
Você está livre para:
Compartilhar - copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato
Adaptar - remixar, transformar e construir sobre o material para qualquer propósito, mesmo comercialmente.
Esta licença é aceitável para obras culturais gratuitas.
O licenciante não pode revogar essas liberdades desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
- Atribuição - Você deve dar crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se as alterações foram feitas. Você pode fazê-lo de forma razoável, mas não de forma alguma que sugira que o licenciante o respalda ou o seu uso.
- Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restringem legalmente os outros de fazer qualquer coisa que a licença permita.
Avisos:
Você não precisa cumprir a licença de elementos do material no domínio público ou onde seu uso é permitido por uma exceção ou limitação aplicável.
Não são garantidas garantias. A licença pode não fornecer todas as permissões necessárias para o uso pretendido. Por exemplo, outros direitos como publicidade, privacidade ou direitos morais podem limitar a forma como você usa o material.