Levantamento da produção sobre Jogos Cooperativos no contexto da Educação Física brasileira (1990-2020)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46878/praxia.v3i0.11692

Palavras-chave:

Produção do conhecimento, Periódicos de Educação Física, Jogos Cooperativos

Resumo

O presente artigo tem como objetivo identificar e analisar a produção brasileira do campo da Educação Física (EF) referente aos Jogos Cooperativos (JC). Como campo empírico se elegeu doze revistas de EF brasileiras que vão do estrato A1 ao B4. A busca nesses periódicos foi feita exclusivamente a partir do termo chave “jogos cooperativos”, seja no título, no resumo ou nas palavras-chaves. O recorte temporal adotado corresponde ao período de 1990-2020. Como resultado encontramos quatorze textos que versam sobre a temática dos JC. O tema aparece de forma recorrente, mas dispersa, com foco vinculado à EF escolar, discutindo e propondo possibilidades de uma pedagogia mais crítica e reflexiva, apontando a transformação de uma dimensão que priorize a cooperação e a solidariedade para contrapor o peso da competição nas práticas pedagógicas da EF. As produções que não enfocam a dimensão escolar vêem os JC como meio de promover saúde.

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Publicado

08-06-2021

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Levantamento da produção sobre Jogos Cooperativos no contexto da Educação Física brasileira (1990-2020). Praxia - Revista on-line de Educação Física da UEG, [S. l.], v. 3, p. e2021002, 2021. DOI: 10.46878/praxia.v3i0.11692. Disponível em: //www.revista.ueg.br/index.php/praxia/article/view/11692.. Acesso em: 23 ago. 2025.