Levantamento da produção sobre Jogos Cooperativos no contexto da Educação Física brasileira (1990-2020)

Palavras-chave: Produção do conhecimento, Periódicos de Educação Física, Jogos Cooperativos

Resumo

O presente artigo tem como objetivo identificar e analisar a produção brasileira do campo da Educação Física (EF) referente aos Jogos Cooperativos (JC). Como campo empírico se elegeu doze revistas de EF brasileiras que vão do estrato A1 ao B4. A busca nesses periódicos foi feita exclusivamente a partir do termo chave “jogos cooperativos”, seja no título, no resumo ou nas palavras-chaves. O recorte temporal adotado corresponde ao período de 1990-2020. Como resultado encontramos quatorze textos que versam sobre a temática dos JC. O tema aparece de forma recorrente, mas dispersa, com foco vinculado à EF escolar, discutindo e propondo possibilidades de uma pedagogia mais crítica e reflexiva, apontando a transformação de uma dimensão que priorize a cooperação e a solidariedade para contrapor o peso da competição nas práticas pedagógicas da EF. As produções que não enfocam a dimensão escolar vêem os JC como meio de promover saúde.

Publicado
2021-06-08
Como Citar
MEZZAROBA, C.; SANTANA, ÍTALO; RODRIGUES, J. C.; LISBOA, L. V.; DOS SANTOS, W. P.; ZOBOLI, F. Levantamento da produção sobre Jogos Cooperativos no contexto da Educação Física brasileira (1990-2020). Praxia - Revista on-line de Educação Física da UEG, v. 3, p. e2021002, 8 jun. 2021.
Edição
Seção
Artigos Originais