Educação Física e BNCC: atualização de um projeto tupiniquim de educação pública no Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46878/praxia.v2i0.10621

Palavras-chave:

Educação Física, Currículo, Capitalismo

Resumo

O artigo busca demonstrar como no processo de elaboração das primeiras da BNCC as determinações de constituição da nação brasileira dependente e periférica se atualizam e desenvolvem. A vocação autocrática do poder político no Brasil se recria no campo da Educação Física determinando tanto a sua conversão a um projeto tupiniquim de BNCC para a nossa área quanto a sua ameaça enquanto componente curricular na escola pública brasileira. O texto busca explicar que essa guinada bonapartista não é surpreendente e o consequente enfrentamento destas determinações é condição sine qua non para o avanço da Educação Física enquanto componente curricular. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica e que se vale de um caminho já trilhado dos autores no estudo e publicações sobre BNCC, citados ao longo da exposição.

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Publicado

2020-06-25

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Educação Física e BNCC: atualização de um projeto tupiniquim de educação pública no Brasil. Praxia - Revista on-line de Educação Física da UEG, [S. l.], v. 2, p. e2020008, 2020. DOI: 10.46878/praxia.v2i0.10621. Disponível em: //www.revista.ueg.br/index.php/praxia/article/view/10621.. Acesso em: 13 maio. 2024.