Educação Física e BNCC: atualização de um projeto tupiniquim de educação pública no Brasil

Palavras-chave: Educação Física, Currículo, Capitalismo

Resumo

O artigo busca demonstrar como no processo de elaboração das primeiras da BNCC as determinações de constituição da nação brasileira dependente e periférica se atualizam e desenvolvem. A vocação autocrática do poder político no Brasil se recria no campo da Educação Física determinando tanto a sua conversão a um projeto tupiniquim de BNCC para a nossa área quanto a sua ameaça enquanto componente curricular na escola pública brasileira. O texto busca explicar que essa guinada bonapartista não é surpreendente e o consequente enfrentamento destas determinações é condição sine qua non para o avanço da Educação Física enquanto componente curricular. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica e que se vale de um caminho já trilhado dos autores no estudo e publicações sobre BNCC, citados ao longo da exposição.

Publicado
2020-06-25
Como Citar
GARCIA, L.; RODRIGUES, A.; TAVARES, R. Educação Física e BNCC: atualização de um projeto tupiniquim de educação pública no Brasil. Praxia - Revista on-line de Educação Física da UEG, v. 2, p. e2020008, 25 jun. 2020.
Edição
Seção
Artigos Originais