Educação Física e BNCC: atualização de um projeto tupiniquim de educação pública no Brasil
Resumo
O artigo busca demonstrar como no processo de elaboração das primeiras da BNCC as determinações de constituição da nação brasileira dependente e periférica se atualizam e desenvolvem. A vocação autocrática do poder político no Brasil se recria no campo da Educação Física determinando tanto a sua conversão a um projeto tupiniquim de BNCC para a nossa área quanto a sua ameaça enquanto componente curricular na escola pública brasileira. O texto busca explicar que essa guinada bonapartista não é surpreendente e o consequente enfrentamento destas determinações é condição sine qua non para o avanço da Educação Física enquanto componente curricular. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica e que se vale de um caminho já trilhado dos autores no estudo e publicações sobre BNCC, citados ao longo da exposição.
Copyright (c) 2020 Praxia - Revista on line de Educação Física da UEG

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
A declaração de direito autoral informada aqui aparecerá na página “Sobre a Revista” e nos metadados de cada documento publicado. Direitos Autorais para artigos publicados na Praxia são do autor, com direitos de primeira publicação para esta revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não comerciais.
Termo de Transferência de Direitos Autorais
Declaro que, em caso de aceitação do artigo pela Revista Praxia, concordo com que os direitos autorais a ele referentes se tornarão propriedade exclusiva desta revista, vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, fazendo-se constar o competente agradecimento a Praxia - Revista on-line de Educação Física da UEG.
OBS.: Todas as pessoas relacionadas como autores devem assinar declaração de responsabilidade no termo, que deverá ser enviado como documento suplementar.