As reverberações da dança na Educação Infantil
Resumo
Este estudo busca compreender e identificar como acontecem as práticas pedagógicas dançantes na Educação Infantil na cidade de Goiânia, bem como construir propostas de atividades dançantes para essa etapa da educação básica de forma crítica e emancipatória. Sendo assim, foi desenvolvida uma pesquisa de campo com abordagem qualitativa, cujo procedimento foi a pesquisa-ação. Por meio desta pesquisa, observamos que a dança pode contribuir para o desenvolvimento e formação das crianças e que ela desempenha um papel importante na Educação Infantil para que a criança não seja considerada uma mera reprodutora de movimentos já propostos, e sim que participe deste processo de construção de modo consciente, reconhecendo as suas várias possibilidades de movimentação de forma livre e segura, criando novas (re)significações para a dança.
A declaração de direito autoral informada aqui aparecerá na página “Sobre a Revista” e nos metadados de cada documento publicado. Direitos Autorais para artigos publicados na Praxia são do autor, com direitos de primeira publicação para esta revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não comerciais.
Termo de Transferência de Direitos Autorais
Declaro que, em caso de aceitação do artigo pela Revista Praxia, concordo com que os direitos autorais a ele referentes se tornarão propriedade exclusiva desta revista, vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, fazendo-se constar o competente agradecimento a Praxia - Revista on-line de Educação Física da UEG.
OBS.: Todas as pessoas relacionadas como autores devem assinar declaração de responsabilidade no termo, que deverá ser enviado como documento suplementar.