As reverberações da dança na Educação Infantil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46878/praxia.v2i0.10594

Palavras-chave:

Criança, Experiências adversas da infância, Dança, Educação pré-escolar

Resumo

Este estudo busca compreender e identificar como acontecem as práticas pedagógicas dançantes na Educação Infantil na cidade de Goiânia, bem como construir propostas de atividades dançantes para essa etapa da educação básica de forma crítica e emancipatória. Sendo assim, foi desenvolvida uma pesquisa de campo com abordagem qualitativa, cujo procedimento foi a pesquisa-ação. Por meio desta pesquisa, observamos que a dança pode contribuir para o desenvolvimento e formação das crianças e que ela desempenha um papel importante na Educação Infantil para que a criança não seja considerada uma mera reprodutora de movimentos já propostos, e sim que participe deste processo de construção de modo consciente, reconhecendo as suas várias possibilidades de movimentação de forma livre e segura, criando novas (re)significações para a dança.

 

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Publicado

2020-06-19

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

As reverberações da dança na Educação Infantil. Praxia - Revista on-line de Educação Física da UEG, [S. l.], v. 2, p. e2020003, 2020. DOI: 10.46878/praxia.v2i0.10594. Disponível em: //www.revista.ueg.br/index.php/praxia/article/view/10594.. Acesso em: 12 maio. 2024.