As reverberações da dança na Educação Infantil

Palavras-chave: Criança, Experiências adversas da infância, Dança, Educação pré-escolar

Resumo

Este estudo busca compreender e identificar como acontecem as práticas pedagógicas dançantes na Educação Infantil na cidade de Goiânia, bem como construir propostas de atividades dançantes para essa etapa da educação básica de forma crítica e emancipatória. Sendo assim, foi desenvolvida uma pesquisa de campo com abordagem qualitativa, cujo procedimento foi a pesquisa-ação. Por meio desta pesquisa, observamos que a dança pode contribuir para o desenvolvimento e formação das crianças e que ela desempenha um papel importante na Educação Infantil para que a criança não seja considerada uma mera reprodutora de movimentos já propostos, e sim que participe deste processo de construção de modo consciente, reconhecendo as suas várias possibilidades de movimentação de forma livre e segura, criando novas (re)significações para a dança.

 

Publicado
2020-06-19
Como Citar
DO NASCIMENTO, S. R.; DOS SANTOS, R. As reverberações da dança na Educação Infantil. Praxia - Revista on-line de Educação Física da UEG, v. 2, p. e2020003, 19 jun. 2020.
Edição
Seção
Artigos Originais