Exergames: o novo testamento para a prática de exercício físico
Resumo
A despeito dos importantes benefícios do exercício físico sobre a saúde, parcela importante da população não atinge a quantidade mínima recomendada de atividade física e/ou exercício físico e entre as justificativas elencadas para tal podemos destacar: barreiras psicológicas, cognitivas, emocionais, sociais e culturais. Neste contexto, nas últimas décadas, surgiram diversas modalidades alternativas de exercício físico com o intuito de atrair a população e, consequentemente, diminuir a inatividade física desta e aumentar a probabilidade de adesão a um programa de exercício físico regular. Mais recentemente, surgiram os exergames (jogos eletrônicos de movimento), tecnologias modernas que visam aumentar a prática de atividade e/ou exercício físico por meio de jogos de vídeo games que são realizados através de movimentos corporais. Neste sentido, o presente estudo objetiva fornecer um panorama sobre os principais tipos, classificações e benefícios provenientes da prática dos exergames.
A declaração de direito autoral informada aqui aparecerá na página “Sobre a Revista” e nos metadados de cada documento publicado. Direitos Autorais para artigos publicados na Praxia são do autor, com direitos de primeira publicação para esta revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não comerciais.
Termo de Transferência de Direitos Autorais
Declaro que, em caso de aceitação do artigo pela Revista Praxia, concordo com que os direitos autorais a ele referentes se tornarão propriedade exclusiva desta revista, vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, fazendo-se constar o competente agradecimento a Praxia - Revista on-line de Educação Física da UEG.
OBS.: Todas as pessoas relacionadas como autores devem assinar declaração de responsabilidade no termo, que deverá ser enviado como documento suplementar.