Influencia de um programa de educação no conhecimento de mães de crianças com paralisia cerebral e síndrome de Down.

Autores/as

  • Maysa Ferreira Martins Ribeiro

Resumen

Dissertação construída na modalidade
artigo científico. No primeiro artigo, publicado pela “Revista Ciência & Saúde Coletiva” com o
título Paralisia cerebral e síndrome de Down:
nível de conhecimento e informação dos pais,
realizou-se uma revisão narrativa da literatura, utilizando-se os seguintes descritores: “paralisia cerebral/cerebral palsy”, “síndrome de Down/Down syndrome”, “conhecimento/knowledge”, “família/family”.
Foram incluídas publicações científicas do
período de 1993 a 2008. Dentre os 57 estudos
encontrados, 16 foram selecionados. Todos
evidenciam que os pais recebem pouca
informação e apresentam muitas dúvidas,
principalmente no que diz respeito à educação, ao
prognóstico e às possibilidades de tratamento do
filho. Além disso, os pais reivindicam suporte
emocional e esperam ser melhor orientados.
Donde se pode concluir que existe escassez de
investimento na abordagem familiar e em ações
de educação em saúde. No segundo artigo,
submetido ao periódico “Disability & Rehabilitation” com o título The influence of an
educational program on the knowledge of
mothers of children with cerebral palsy and
Down syndrome, avaliou-se o impacto de um
programa de educação sobre o conhecimento das
mães em relação à condição de deficiência dos
seus filhos. Trata-se de um estudo longitudinal e
prospectivo realizado na Associação de Pais e
Amigos dos Excepcionais de Goiânia, com
participação de 58 mães, das quais 28 eram mães
de crianças com paralisia cerebral e 30 eram mães
de crianças com síndrome de Down. O nível de
conhecimento das mães foi avaliado por dois
questionários, cada um contendo 19 questões, que
compõem uma escala do tipo Likert. Os
questionários foram aplicados no início e após um
programa de educação elaborado com o objetivo
de ampliar o conhecimento das mães. Chegou-se
às seguintes conclusões: não ouve diferença no
conhecimento dos grupos de mães que
participaram do programa de educação e dos grupos de mães que não participaram; o programa
de educação elevou significativamente o
conhecimento do grupo de mães de crianças com
paralisia cerebral quando comparados o momento
inicial e final; não houve correlação entre a
diferença do conhecimento inicial e final e as
variáveis: idade materna, escolaridade materna,
idade da criança e renda familiar. Observa-se
ainda que, embora muitas mães tenham
apresentado opiniões concordantes com a
literatura científica, permanecem incertezas e
divergências em relação aos temas investigados.
Estes resultados comprovam a necessidade de
intervenção educacional desde o momento do
diagnóstico e que tenha sequência durante todo o
processo de desenvolvimento da criança

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Publicado

2018-02-28

Número

Sección

Resumos de Dissertações e Teses

Cómo citar

Influencia de um programa de educação no conhecimento de mães de crianças com paralisia cerebral e síndrome de Down. (2018). Movimenta (ISSN 1984-4298), 5(1), 144-146. //www.revista.ueg.br/index.php/movimenta/article/view/7045

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