Influência da percepção espacial no equilíbrio dos acadêmicos da Universidade Aberta à Terceira Idade da Pontifícia Universidade Católica de Goiás

Autores

  • Ingred Ohana Silva Ferreira
  • Valéria Rodrigues Batista
  • Cejane Oliveira Martins Prudente
  • Maysa Ferreira Martins Ribeiro

Resumo

Objetivo: avaliar o desempenho do equilíbrio funcional estático e dinâmico, e a percepção espacial em idosos acadêmicos da Universidade Aberta à Terceira Idade da Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Método: participaram deste estudo 14 idosos, média de idade 69,14 anos. Os testes aplicados foram o Teste de Cancelamento de Estrelas (TCE), avaliando a percepção espacial, e a Escala de Equilíbrio de Berg (EEB), avaliando o equilíbrio estático e dinâmico. As correlações foram verificadas pelo teste de correlação de Pearson, com p<0,05. Resultados: a correlação entre a EEB e a idade dos indivíduos, demonstra uma correlação negativa, ou seja, quanto menor a idade dos indivíduos, melhor o equilíbrio. Esse resultado foi estatisticamente significativo (r=0,623; p=0,017). Outro dado relevante foi que em 71,4% da amostra não houve relatos de dificuldade em se orientar. Nas demais correlações (escolaridade, relato de quedas, problemas visuais, medo de cair e até mesmo entre BERG e TCE) não houve significância estatística. Conclusões: para a amostra avaliada neste estudo houve resultados estatisticamente significativos apenas em se tratando do equilíbrio com a idade. A percepção espacial não influenciou no equilíbrio. Idosos ativos na sociedade e com maior grau de instrução têm poucas queixas de desequilíbrio e este estudo
confirma tais resultados, contribuindo desta forma com a Fisioterapia ao reafirmar que déficits de equilíbrio estão intimamente relacionados com estas variáveis.

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Publicado

28-02-2018

Edição

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Artigo Original

Como Citar

Influência da percepção espacial no equilíbrio dos acadêmicos da Universidade Aberta à Terceira Idade da Pontifícia Universidade Católica de Goiás. (2018). Movimenta (ISSN 1984-4298), 5(1), 3-14. //www.revista.ueg.br/index.php/movimenta/article/view/7026

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