EFEITO DE UM PROTOCOLO DE CURTA DURAÇÃO DE PILATES NA FORÇA MUSCULAR E EQUILÍBRIO DE MULHERES IDOSAS

Autores

  • Guilherme Augusto Santos Bueno Universidade de Brasília.
  • Ruth Losada de Menezes
  • Raiane Pereira Reis
  • Alinete de Paula Gonçalves
  • Ilza Maria Guedes Torquato Paredes
  • Flávia Martins Gervásio

Resumo

Inúmeros estudos investigam mudanças biológicas e condições que amenizem as consequências do envelhecimento, tais como: aumento de massa muscular, aumento de força, ganho de equilíbrio e coordenação motora, que podem ser obtidos por meio da prática de exercícios físicos orientados. Objetivou-se neste estudo analisar a Força preensão Manual (FPM) em comparação a dois métodos de avaliação do equilíbrio: a Escala de Equilíbrio de Berg (EEB) e a Estabilometria (ETB), em idosas fisicamente ativas após um período de 12 semanas de prática de pilates. Estudo coorte, prospectivo, realizado no Laboratório do Movimento Dr. Cláudio A. Borges – LAMOV, na Universidade Estadual de Goiás, Goiânia, aprovado pelo Comitê de Ética da Universidade Federal de Goiás, sob parecer 741.298/2014. Foram avaliadas idosas que possuíam idade igual ou superior a 60 anos inscritas em um programa de 12 semanas de pilates, classificadas como fisicamente ativas pelo Questionário Internacional de Atividade Física. As idosas do estudo aumentaram em média 5,93% de Kg/F após as doze semanas no membro dominante, com p=0,005. Este aumento da força permitiu que as idosas do estudo atingissem o grau de força esperada para a faixa etária de 60-69. Observou-se resultados significativos de diminuição da oscilação do centro de pressão em ântero-posterior, como em látero-lateral, em todas as posturas padronizadas, sendo cada uma realizada com os olhos fechados e os olhos abertos. O programa de doze semanas com prática de pilates se mostrou eficiente, para melhora de fatores intrínsecos envolvendo a população idosa.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Guilherme Augusto Santos Bueno, Universidade de Brasília.
    Fisioterapeuta graduado pela Universidade Estadual de Goiás. Aluno especial de mestrado do Programa de Ciências e Tecnologias em Saúde da Universidade de Brasília. Pós graduando (lato sensu) em Fisioterapia Neurofuncional pelo Centro de Desenvolvimento Científico em Saúde e Social. Pós graduando (lato sensu) em Biomecânica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Conselheiro da Liga Acadêmica de Biomecânica da Universidade Estadual de Goiás. Pesquisador colaborador do Laboratório do Movimento Dr. Cláudio A. Borges - LAMOV da Universidade Estadual de Goiás. Pesquisador colaborador do Laboratório de Movimento do Centro de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santilo. Com experiência em análise do movimento humano, atuando principalmente nas seguintes áreas: Marcha humana, Acidente Vascular Cerebral, Paralisia Cerebral e Gerontologia.

Downloads

Publicado

17-05-2017

Edição

Seção

Artigo Original

Como Citar

EFEITO DE UM PROTOCOLO DE CURTA DURAÇÃO DE PILATES NA FORÇA MUSCULAR E EQUILÍBRIO DE MULHERES IDOSAS. (2017). Movimenta (ISSN 1984-4298), 10(2), 195-202. //www.revista.ueg.br/index.php/movimenta/article/view/5580

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 > >>