HARRY POTTER E A PEDRA FILOSOFAL NO INCENTIVO À FORMAÇÃO LEITORA
Resumo
A primeira obra de J.K. Rowling foi um fenômeno de vendas na época de sua publicação e se converteu num livro de sucesso, que encanta até hoje a criança e muitos adultos na mesma intensidade. Sob este aspecto, o presente artigo objetiva reconhecer os elementos narrativos no livro Harry Potter e a pedra filosofal que contribuem para estimular o interesse pela leitura entre os adolescentes. O método de pesquisa utilizado foi o qualitativo por meio da revisão bibliográfica e da interpretação-analítica. Como referencial teórico, este estudo se valeu das teorias de Regina Zilberman (1987), Noelly Novaes Coelho (2000), Sílvia Helena Borelli (2010) e Beatriz Masson Francisco (2019), dentre outros. Os resultados obtidos foram que Harry Potter e a Pedra Filosofal emerge como um livro fundamental na formação leitora, uma vez que crianças/adolescentes se identificam com a história do jovem bruxo introvertido e desastrado, bem como a presença de aventuras e do componente fantástico ajudam a tornar essa narrativa na história mais lida nos últimos tempos pelos jovens.
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