Desdobramentos históricos do curso de Pedagogia no Brasil: da criação à construção da identidade do Pedagogo
Palavras-chave:
Contexto Histórico. Pedagogia. Pedagogo. Identidade.Resumo
O presente trabalho tem como temática a abordagem do contexto histórico do curso de Pedagogia, seus marcos históricos e legais, e a busca da identidade profissional do Pedagogo. Objetiva-se compreender os fatos da história do curso de Pedagogia e suas implicações para a formação de professores e a construção da identidade e atuação de seus profissionais nos espaços escolares e não escolares. É uma revisão de literatura que conduz à reflexão do curso de Pedagogia no Brasil e as influências e desdobramentos do mesmo para construção de sua identidade. Para isso, realizou-se um levantamento dos períodos históricos do curso de Pedagogia que refletiram no seu processo de consolidação; analisou-se a evolução histórica da identidade profissional do curso e de seus profissionais desde sua criação; e apresentou-se concomitantemente ao recorte histórico do curso os aportes legais e estruturais que contribuíram para construção do curso e da identidade do Pedagogo, desde seus primórdios até os dias atuais. Os resultados da pesquisa confirmam a necessidade de compreensão do contexto histórico do curso para perceber como se consolidou a identidade do Pedagogo no espaço educativo, visto como um profissional que atua diretamente na formação de sujeitos em diversas etapas e modalidades educacionais. Possibilitou-nos também entender como as discussões e debates ao longo dos tempos foram essenciais para a solidificação do curso de Pedagogia nos diferentes espaços sociais, instituído legalmente uma identidade sólida após promulgação das Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em Pedagogia (Resolução CNE n° 1 de 15/05/2006).Downloads
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