Trajetória da Educação Especial no Brasil: Marcos Históricos e Políticos Relevantes
Resumo
A pesquisa acerca da trajetória da Educação Especial viabiliza o entendimento da constituição desse campo de estudo. O objetivo, então, do presente artigo, foi descrever a constituição da trajetória da Educação Especial no Brasil, considerando o marcos históricos e políticos. Para tanto realizou-se um estudo teórico embasado em autores que pesquisam a temática, quais sejam: Corde ( 1997); Jannuzzi (2006); Mazzotta ( 2011); Mendes (2010); Miranda (2008) e Sassaki (1997). Constatou-se, então, que o percurso da Educação Especial no Brasil é marcado tanto pela concepção de deficiência predominante na época, como por interesses políticos que a consideram relevante ou não, assim determinando os serviços, os investimentos e a direção dada a essa área. Desse modo, ocorreram períodos em que a pessoa com deficiência era segregada, assim não era uma preocupação e não havia serviços direcionados a ela; em seguida, vê-se a criação de instituições privadas e filantrópicas que seguiam uma linha de atendimento clínico/terapêutico, simultaneamente, surgem classes especiais dentro da rede regular de ensino pública; emerge, também, o modelo de integração/normalização e, por fim, verifica-se o paradigma da Educação Inclusiva que garante o acesso e a permanência na rede regular. Entretanto, a escola de qualidade para todos ainda necessita ser construída.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
DA RESPONSABILIDADE E DIREITOS AUTORAIS
- Os Direitos Autorais sobre o trabalho submetido são totalmente cedidos à Revista Mediação no ato de submissão.
- Os textos publicados na Revista Mediação são de inteira responsabilidade de seus respectivos autores, devendo estes responder legalmente caso haja infração da legislação vigente.