A LEITURA E A ESCRITA NO HIPERTEXTO DIGITAL COMO PRÁTICAS SOCIAIS: REFLEXÕES A PARTIR DA PERSPECTIVA DO LETRAMENTO
Mots-clés :
Letramento. Hipertexto. Leitura. EscritaRésumé
Vários estudos desenvolvidos no campo da educação apontam para as dificuldades relacionadas à deficiência da leitura, da escrita e da interpretação de textos impressos, que abrangem uma parcela significativa de alunos que se apresentam incapazes de compreender o que lêem. No entanto, percebe-se que com o advento da internet surgem novas formas de leitura e escrita, trazendo para o cotidiano das crianças e jovens em idade escolar essa nova linguagem, colocando-os, ao mesmo tempo, na situação de leitor e de autor. Este trabalho propõe reflexões sobre como se configuram a leitura e a escrita no hipertexto, bem como sobre o papel social destas práticas e as implicações para o letramento dos que as utilizam.
Palavras-chave: Letramento. Hipertexto. Leitura. Escrita
Téléchargements
Numéro
Rubrique
Licence
DA RESPONSABILIDADE E DIREITOS AUTORAIS:Direitos Autorais sobre qualquer produção são imediatamente cedidos à Ícone - Revista de Letras no ato de submissão dos trabalhos, ficando a revista desobrigada de qualquer ressarcimento pela publicação dos mesmos. As informações fornecidas sobre as produções, bem como seu conteúdo e sua originalidade, são de inteira responsabilidade de seus autores, devendo esses responder legalmente em caso de infração da legislação em vigor.