A LEITURA E A ESCRITA NO HIPERTEXTO DIGITAL COMO PRÁTICAS SOCIAIS: REFLEXÕES A PARTIR DA PERSPECTIVA DO LETRAMENTO

Autores/as

  • Lenir de Jesus Barcelos Coelho Universidade Estadual de Goiás – UEG, Goiás.

Palabras clave:

Letramento. Hipertexto. Leitura. Escrita

Resumen

Vários estudos desenvolvidos no campo da educação apontam para as dificuldades relacionadas à deficiência da leitura, da escrita e da interpretação de textos impressos, que abrangem uma parcela significativa de alunos que se apresentam incapazes de compreender o que lêem. No entanto, percebe-se que com o advento da internet surgem novas formas de leitura e escrita,  trazendo para o cotidiano das crianças e jovens em  idade escolar essa nova linguagem, colocando-os, ao mesmo tempo, na situação de leitor e de autor. Este trabalho propõe reflexões sobre como se configuram a leitura e a escrita no hipertexto, bem como sobre o papel social destas práticas e as implicações para o letramento dos que as utilizam. 

Palavras-chave: Letramento. Hipertexto. Leitura. Escrita

Biografía del autor/a

  • Lenir de Jesus Barcelos Coelho, Universidade Estadual de Goiás – UEG, Goiás.

    Universidade Estadual de Goiás – UEG. Programa de Mestrado em Educação, Linguagem e Tecnologia. 

Número

Sección

Pesquisadores/Pesquisadoras