Interpretação de textos literários a partir de análises isoladas

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.31668/icone.v22i1.12966

Résumé

O estudo procurou catalogar práticas de interpretação textual desenvolvidas pelos professores de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira em escolas de Ensino Médio na cidade de Petrolina-PE. O projeto de pesquisa foi inicialmente idealizado com os objetivos de conhecer e analisar as práticas de leitura, além de oferecer material de pesquisa aos professores locais. Como resultado inicial, surgiu um acervo de informações atualizadas acerca das práticas de interpretação textual nas aulas de LP. Percebeu-se a necessidade de aprofundamento dos estudos específicos sobre os diversos tipos de análise, aqui denominadas Análises Isoladas (Estética, Estilística, Semântica e Pragmática). Os aportes teóricos foram baseados nos estudos sobre gêneros textuais, tipologia, figuras de linguagem e contextualização. A proposta final tomou ares de capacitação dos professores formados em Letras na construção/desenvolvimento e teorização de mecanismos de compreensão dos diversos gêneros textuais literários. O manuscrito apresenta interpretações e sinaliza para que o estudo desses aspectos isolados sirva exclusivamente para o aprofundamento teórico dos professores.

Biographie de l'auteur

  • Roberto Remígio Florêncio, IF Sertão Pernambucano

    Doutorando em Educação (PPGE/FACED/Universidade Federal da Bahia - UFBA); Mestre em Educação, Cultura e Territórios Semiáridos (PPGESA/Universidade do Estado da Bahia - UNEB); Especialista em Letras (UNIVERSO), em Literatura (Montenegro), Educação de Jovens e Adultos (UNEB) e Gestão Pública (UNIVASF); Graduado em Letras (UPE), em Pedagogia (UNEB) e em Geografia (UniCesumar); Professor Efetivo do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Sertão Pernambucano - IF Sertão, campus Petrolina Zona Rural.

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Publiée

2022-06-29

Numéro

Rubrique

Pesquisadores/Pesquisadoras