Interpretação de textos literários a partir de análises isoladas
DOI:
https://doi.org/10.31668/icone.v22i1.12966Abstract
O estudo procurou catalogar práticas de interpretação textual desenvolvidas pelos professores de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira em escolas de Ensino Médio na cidade de Petrolina-PE. O projeto de pesquisa foi inicialmente idealizado com os objetivos de conhecer e analisar as práticas de leitura, além de oferecer material de pesquisa aos professores locais. Como resultado inicial, surgiu um acervo de informações atualizadas acerca das práticas de interpretação textual nas aulas de LP. Percebeu-se a necessidade de aprofundamento dos estudos específicos sobre os diversos tipos de análise, aqui denominadas Análises Isoladas (Estética, Estilística, Semântica e Pragmática). Os aportes teóricos foram baseados nos estudos sobre gêneros textuais, tipologia, figuras de linguagem e contextualização. A proposta final tomou ares de capacitação dos professores formados em Letras na construção/desenvolvimento e teorização de mecanismos de compreensão dos diversos gêneros textuais literários. O manuscrito apresenta interpretações e sinaliza para que o estudo desses aspectos isolados sirva exclusivamente para o aprofundamento teórico dos professores.
Downloads
Published
Issue
Section
License
DA RESPONSABILIDADE E DIREITOS AUTORAIS:Direitos Autorais sobre qualquer produção são imediatamente cedidos à Ícone - Revista de Letras no ato de submissão dos trabalhos, ficando a revista desobrigada de qualquer ressarcimento pela publicação dos mesmos. As informações fornecidas sobre as produções, bem como seu conteúdo e sua originalidade, são de inteira responsabilidade de seus autores, devendo esses responder legalmente em caso de infração da legislação em vigor.