Estrutura subjetiva da personagem Leopoldo em Os cordeiros do abismo, de Maria Luísa Ribeiro

Autores

Palavras-chave:

Lascívia, Redenção, Ficção e Realidade

Resumo

Esta pesquisa tem por objetivo a análise da personagem Leopoldo em Os cordeiros do abismo, de Maria Luísa Ribeiro. O estudo é realizado pelos elementos discursivos formadores das imagens textuais que estão projetadas pela autora, com os aspectos centrais abordados se cercando dos dilemas subjetivos do indivíduo dentro de uma ação ficcional. A pesquisa se estabelece em bases bibliográficas para apresentar uma reflexão a partir da análise da realidade com o direcionamento contextual para a produção do conhecimento e aproximação de representações da arte. Embasado em pesquisadores teóricos sobre a temática dentre os quais destacam-se: Pinna (2006) Nascente (2005), Blanchot (2011) e Borges e Pinheiro Neto (2020).

Biografia do Autor

  • José Elias Pinheiro Neto, UEG - Universidade Estadual de Goiás

    Pesquisador de estudos interculturais entre literatura, ciência e arte. Graduado em Direito (1997) pela UFG/Câmpus Goiás e Letras (Português/Inglês) (2001) pela UEG/Itapuranga. Especialista em Ensino de Literatura (2003) pela UEG, em Língua Inglesa (2004) também pela UEG e em Direito Civil e Processual Civil (2005) pela UNIGRANRIO. Mestre em Geografia (2005) pela UFG/Catalão, com a dissertação: Uma viagem paisagística pelas zonas geográficas na obra Morte e Vida Severina de João Cabral de Melo Neto. Doutor em Ciências Humanas (Geografia Humana) (2017) pela FFLCH/USP com a tese: Tessituras da paisagem cultural às margens do rio Capibaribe e no Recife sob a luz da poética de João Cabral de Melo Neto e Pós-doutor em Literatura Comparada (2021) pelo PROLAM/USP. Atualmente professor efetivo (DES IV Nível 1 RTI) Letras/UEG, credenciado no programa de pós-graduação stricto sensu em Língua, Literatura e Interculturalidade (POSLLI/UEG), coordenador setorial de Letras UEG/Itapuranga, editor-chefe do periódico digital Building the way (ISSNe 1519-7220), membro dos grupos de pesquisa: Geografia, literatura e arte (GEOLITEART) com sede na USP; Literaturas de língua portuguesa (GEPELLP) e Ensino, métodos e técnicas socioambientais, ambos na UEG. Interessa-se por pesquisas na área de Literatura, com ênfase na aproximação entre ciência e arte, paisagem e literatura, literatura negra e afro-brasileira.

Referências

BLANCHOT, Maurice. O espaço literário. Rio de Janeiro: Rocco, 2011.

BORGES, Fábio Júlio de Paula; PINHEIRO NETO, José Elias. A via crucis do prazer: necrofilia em Os cordeiros do abismo, de Maria Luísa Ribeiro. In: Revista de Letras – Centro de Humanidades. Universidade Federal do Ceará. n. 39, vol. 2 - jul/dez. Fortaleza, 2020.

NASCENTE, Gabriel. Prefácio. RIBEIRO, Maria Luísa. Os cordeiros do abismo. Goiânia: R&F, 2005.

PINNA, Daniel Moreira de Sousa. Animadas personagens brasileiras: a linguagem visual das personagens do cinema de animação contemporâneo brasileiro. 452 f. (Dissertação). Mestrado em Artes e Design. Programa de Pós-Graduação em Design. PUC: Rio de Janeiro. 2006.

RIBEIRO, Maria Luísa. Os cordeiros do abismo. 2. ed. Rio de Janeiro: OR Editor, 2005.

SUZUKI, Júlio César. Os cordeiros do abismo: uma expressão da potência do romance goiano contemporâneo. In: Química literária. 2018. Acesso: 10/10/2018. Em: <http://quimicaliteraria.blogspot.com/2018/04/os-cordeiros-do-abismo-uma-expressao-da.html>

Downloads

Publicado

18-08-2025

Edição

Seção

Pesquisadores/Pesquisadoras