Estrutura subjetiva da personagem Leopoldo em Os cordeiros do abismo, de Maria Luísa Ribeiro
Palavras-chave:
Lascívia, Redenção, Ficção e RealidadeResumo
Esta pesquisa tem por objetivo a análise da personagem Leopoldo em Os cordeiros do abismo, de Maria Luísa Ribeiro. O estudo é realizado pelos elementos discursivos formadores das imagens textuais que estão projetadas pela autora, com os aspectos centrais abordados se cercando dos dilemas subjetivos do indivíduo dentro de uma ação ficcional. A pesquisa se estabelece em bases bibliográficas para apresentar uma reflexão a partir da análise da realidade com o direcionamento contextual para a produção do conhecimento e aproximação de representações da arte. Embasado em pesquisadores teóricos sobre a temática dentre os quais destacam-se: Pinna (2006) Nascente (2005), Blanchot (2011) e Borges e Pinheiro Neto (2020).
Referências
BLANCHOT, Maurice. O espaço literário. Rio de Janeiro: Rocco, 2011.
BORGES, Fábio Júlio de Paula; PINHEIRO NETO, José Elias. A via crucis do prazer: necrofilia em Os cordeiros do abismo, de Maria Luísa Ribeiro. In: Revista de Letras – Centro de Humanidades. Universidade Federal do Ceará. n. 39, vol. 2 - jul/dez. Fortaleza, 2020.
NASCENTE, Gabriel. Prefácio. RIBEIRO, Maria Luísa. Os cordeiros do abismo. Goiânia: R&F, 2005.
PINNA, Daniel Moreira de Sousa. Animadas personagens brasileiras: a linguagem visual das personagens do cinema de animação contemporâneo brasileiro. 452 f. (Dissertação). Mestrado em Artes e Design. Programa de Pós-Graduação em Design. PUC: Rio de Janeiro. 2006.
RIBEIRO, Maria Luísa. Os cordeiros do abismo. 2. ed. Rio de Janeiro: OR Editor, 2005.
SUZUKI, Júlio César. Os cordeiros do abismo: uma expressão da potência do romance goiano contemporâneo. In: Química literária. 2018. Acesso: 10/10/2018. Em: <http://quimicaliteraria.blogspot.com/2018/04/os-cordeiros-do-abismo-uma-expressao-da.html>
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
DA RESPONSABILIDADE E DIREITOS AUTORAIS:Direitos Autorais sobre qualquer produção são imediatamente cedidos à Ícone - Revista de Letras no ato de submissão dos trabalhos, ficando a revista desobrigada de qualquer ressarcimento pela publicação dos mesmos. As informações fornecidas sobre as produções, bem como seu conteúdo e sua originalidade, são de inteira responsabilidade de seus autores, devendo esses responder legalmente em caso de infração da legislação em vigor.