A representação da cidade nas obras de Cesário Verde e Carlos Drummond de Andrade
Resumo
Este artigo propõe um diálogo entre a poesia portuguesa e a brasileira a partir da leitura de obras de Cesário Verde e Carlos Drummond de Andrade. Apesar de terem vivido em épocas diferentes, ambos os autores revelam uma relação muito próxima com sua terra natal, sendo esta mítica ou real. É nosso objetivo pôr em evidência, por meio da leitura de alguns textos, os modos como cada um se relacionou com esse seu espaço e as formas de representação utilizadas para assinalar o avançoou a permanência da cartografia da cidade e sua relação com a modernidade. Para tanto consideraremos as obras O Sentimento dum Ocidental, de Cesário Verde, e Boitempo, de Carlos Drummond de Andrade, que representam bem o modo como esses escritores, em determinada época, construíram suas representações sobre a cidade moderna.
Palavras-chave: Poesia. Cidade. Representação.
Abstract
The representation of the city in works by Cesario Verde andCarlos Drummond de Andrade
This paper proposes a dialogue between the Portuguese poetry and the Brazilian one from the reading of works by Cesário Verde and Carlos Drummond de Andrade. In spite of they have lived in different times, both authors show a very close relation ship with their homeland, being that mythical or real. It is our goal to highlight,through the reading of some texts, the ways as each one has related with their spaceand their forms of representation used to mark the progress or the permanence of thecartography city and their relation ship with modernity. The refore we will consider theworks O Sentimento dum Ocidental (Feeling a West) by Cesário Verde, and Boitempo by Carlos Drummond de Andrade, which represent how well those writers, at one time, built their representations about modern city.
Keywords: Poetry; City; Modernity.
Downloads
Edição
Seção
Licença
Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos na Élisée - Revista de Geografia da UEG.
Os conteúdos publicados, contudo, são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 que permite a distribuição deste material, desde que cumpra os seguintes requisitos:
- Atribuição — Você deve atribuir o devido crédito, fornecer um link para a licença, e indicar se foram feitas alterações. Você pode fazê-lo de qualquer forma razoável, mas não de uma forma que sugira que o licenciante o apoia ou aprova o seu uso;
- NãoComercial — Você não pode usar o material para fins comerciais;
- SemDerivações — Se você remixar, transformar, ou criar a partir do material, não pode distribuir o material modificado.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.