LA IMPORTANCIA DE LAS REVISTAS EN LA DIVULGACIÓN CIENTÍFICA EN BRASIL

The importance of journals in scientific divulgation in Brazil

Autores/as

  • Juheina Lacerda Ribeiro Viana Alencar Secretaria Estadual de Educação de Goiás

Palabras clave:

Producción científica, revistas científicas, Portal de revistas Capes, ampliación de publicaciones

Resumen

Este artículo tiene como objetivo demostrar la importancia de las revistas científicas en geografía en el contexto de la divulgación científica, que representan, a partir de la intensificación del proceso de globalización, una de las formas más rápidas de transmitir conocimientos, descubrimientos y teorías. Por lo tanto, desempeñan un papel importante a la hora de garantizar el desarrollo científico en las más diversas regiones del mundo.

Biografía del autor/a

  • Juheina Lacerda Ribeiro Viana Alencar, Secretaria Estadual de Educação de Goiás

    Licenciada, mestre e doutora em Geografia pela Universidade Federal de Goiás. Professora da rede estadual de educação de Goiás.

Referencias

ABBAGNANO, Nicola. Dicionário de filosofia. tradução Alfredo Bosi. - 21 ed. - São Paulo: Martins Fontes, 1998.

AMARAL, Lia Queiroz do. O processo de validação do conhecimento científico. Jornal da USP. São Paulo, 2017. Disponível em: https://jornal.usp.br/artigos/o-processo-de-validacao-do-conhecimento-cientifico/. Acesso em 11 de fevereiro de 2021.

ALMEIDA, E. C. E.; GUIMARÃES, J. A.; ALVES, I. T. G. Dez anos do portal de periódicos da capes: histórico, evolução e utilização. Revista brasileira de pós-graduação, Brasília, v. 7, n. 13, p. 218-246, nov. 2010.

ABNT NBR 6023. Informação e documentação — Referências — Elaboração, 2002. Disponível em: < https://www.ufpe.br/documents/40070/848544/abntnbr6023.pdf/092b145a-7dce-4b97-8514-364793d8877e>. Acesso em 15 de agosto de 2023.

BRASIL. Lei número 19.851, de 11 de abril de 1931. Dispõe que, o ensino superior no Brasil. Diário Oficial da União. Disponível em: <https://www2.camara.leg.br/legin/fed/decret/1930-1939/decreto-19851-11-abril-1931-505837-publicacaooriginal-1-pe.html>. Acesso em: 10 de junho de 2020.

_______. Lei nº. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União. Legislação, Brasília, DF, dez.1996. Disponível em: <http://www.mec.gov.br/sef/fundef/Ftp/leg/em1496.doc>. Acesso em: 24.03.2021.

BURKE, Peter. Problemas causados por Gutenberg: a explosão da informação nos primórdios da Europa moderna. Estud. av. São Paulo, v. 16, n. 44, p. 173-185, 2002.

CAPES. Coordenação De Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. História e missão. Disponível em: < https://www.gov.br/capes/pt-br/acesso-a-informacao/institucional/historia-e-missao>. Acesso em: 15 de jun. 2023.

CUNHA, Luiz Antônio. A universidade temporã: o ensino superior, da colônia à Era Vargas. São Paulo: Editora Unesp, 2007.

DURHAM, Eunice R. Educação superior, pública e privada. In: Os desafios da educação no Brasil. Orgs.: Simon Schwartzaman e Colin Brock: tradução de Ricardo Silveira. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2005.

_______. MEC. INEP. Censos do ensino superior. Brasília: MEC, 2018. Disponível em: <http://portalideb.inep.gov.br/>. Acesso em: 6 dez. 2019.

FERREIRA, Ana Gabriela Clipes. Bibliometria na avaliação de periódicos científicos. DataGramaZero - Revista de Ciência da Informação - v.11 n.3 jun/10. Disponível em:< http://www.dgz.org.br/jun10/Art_05.htm > Acesso em: 15 de março de 2022.

KULLOK, Maisa Gomes Brandão. Formação de professores para o próximo milênio: novo locus? São Paulo: Annablume, 2000.

LEITE, Denise. Modelos institucionais, avaliação e isomorfismos. In: Orgs: SEVEGNANI, Palmira, RISTOFF, Dilvo.: Modelos Institucionais de Educação superior: Brasília: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, 2006). 327p.- (Coleção Educação Superior em Debate: v.7)

MEC. Ministério da Educação. Qual é a diferença entre faculdades, centros universitários e universidades?. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/pet/127-perguntas-frequentes-911936531/educacao-superior-399764090/116-qual-e-a-diferenca-entre-faculdades-centros-universitarios-e-universidades>. Acesso em 20 de junho de 2024.

MEDEIROS, J. L. Cartas de Marx e Engels. Disponível em: <https://www.marxists.org/portugues/marx/1881/12/15.pdf>. Acesso em: 02 jan. 2024.

SANTOS, Mílton. Tecnica, espaço, tempo: globalização e meio técnico-científico informacional. São Paulo: Hucitec, 1994.

Santos-d'Amorim, Karen“A comunicação científica Em Movimento : Das Origens Aos Debates Atuais”. Brazilian Journal of Information Science: Research Trends, vol. 15, março de 2021, p. e02103, https://doi.org/10.36311/1981-1640.2021.v15.e02103.

TEIXEIRA, Anísio. Educação no Brasil. São Paulo: Cia. Editora Nacional, 1969. 385p.

TOMÁS, José. Pardo. De los libros de secretos a los manuales de la salud: cuatro siglos de popularización de la ciencia. Quark, Barcelona, n. 37- 38, sep. 2005 / abr. 2006. Disponível em: http://quark.prbb.org/37-38/037030.pdf. Acesso em 12 de dez. 2020

UEMG. Diretrizes para submissão de periódicos. Universidade do Estado de Minas Gerais. Editora UEMG, 2022. Disponível em: <https://revista.uemg.br/index.php/portal/libraryFiles/downloadPublic/110#:~:text=Indexadores%20s%C3%A3o%20ferramentas%20digitais%20que,e%20os%20seus%20materiais%20publicados.>. Acesso em 20 dezembro 2023.

VIANA, Juheina Lacerda. AVALIAÇÃO DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA EM GEOGRAFIA NO BRASIL: Vínculos entre a Política de Avaliação de Periódicos e as Políticas da Pós-graduação entre 1998 e 2021. 146f. Tese (Doutorado em Geografia – Programa de pós-graduação em Geografia, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, Goiás, 2024.

Publicado

2024-07-15

Número

Sección

Dossiê temático – Geografia e comunicação

Cómo citar

LA IMPORTANCIA DE LAS REVISTAS EN LA DIVULGACIÓN CIENTÍFICA EN BRASIL: The importance of journals in scientific divulgation in Brazil. (2024). Élisée - Revista De Geografía De La Universidad Estatal De Goiás, 13(01), e1312407. //www.revista.ueg.br/index.php/elisee/article/view/15673