O saber fazer do povo Kalunga na conservação da biodiversidade do Cerrado em Goiás (Brasil)
Resumen
Este trabalho tem o fito de apresentar os principais saberes tradicionais evidenciados no cotidiano daqueles que habitam o Sítio Histórico Cultural Kalunga, nas comunidades de Diadema e Ribeirão, localizadas no município de Teresina de Goiás. A hipótese é de que os saberes tradicionais dos Kalunga sejam fatores de conservação da biodiversidade do Cerrado goiano. O conceito de biodiversidade apresentado neste trabalho considera, além dos fatores biológicos, a dimensão cultural do Cerrado por meio do uso que se faz dos recursos naturais e a vivência das pessoas no meio. Na busca de identificar os saberes tradicionais e compreender como podem fazer parteda biodiversidade e, ao mesmo tempo, contribuir para a conservação, utilizou-semétodo de história oral, por meio da percepção dos de dentro, e os conceitos deterritorialidade. Durante a pesquisa constatou-se que o saber fazer do povo Kalunga, mesmo que ameaçado, é parte do ciclo ecológico que equilibra fatores biológicos,culturais, econômicos e sociais.
Palavras-chave: Saberes Tradicionais, Biodiversidade, Identidade, território, Kalunga.
Résumé:
Le savoir -faire du peuple Kalunga en mati ère de conservationde la biodiversité du Cerrado (Goiás-Brésil)
Cet article a pour objet de présenter les principaux savoirs traditionnelsrepérés dans le quotidien des habitants du site historique culturel Kalunga, dans lescommunautés Diadema et Ribeirão situées sur le municipe de Teresina de Goiás. Nousformulons l’hypothèse que les savoirs traditionnels Kalunga seraient des facteursconservationnistes de la biodiversité du Cerrado. Le concept de biodiversité évoquédans ces travaux prend en compte, outre des facteurs biologiques, la dimensionculturelle du Cerrado dans l’usage des ressources naturelles et dans le mode de viedes personnes de ce milieu. Afin d’identifier les savoirs traditionnels et de comprendredans quelle mesure ils peuvent, à la fois, faire partie de la biodiversité et contribuerà sa conservation, nous avons eu recours à l’histoire orale – avec le recueil de laperception des Kalunga eux-mêmes – et aux concepts de territorialité. Pendant cetteenquête, nous avons constaté que le savoir-faire du peuple Kalunga, bien qu’il soitmenacé, fait partie du cycle écologique qui combine des facteurs biologiques, culturels,économiques et sociaux.
Mots clés: savoirs traditionnels, biodiversité, identité, territoire
Descargas
Número
Sección
Licencia
Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos na Élisée - Revista de Geografia da UEG.
Os conteúdos publicados, contudo, são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 que permite a distribuição deste material, desde que cumpra os seguintes requisitos:
- Atribuição — Você deve atribuir o devido crédito, fornecer um link para a licença, e indicar se foram feitas alterações. Você pode fazê-lo de qualquer forma razoável, mas não de uma forma que sugira que o licenciante o apoia ou aprova o seu uso;
- NãoComercial — Você não pode usar o material para fins comerciais;
- SemDerivações — Se você remixar, transformar, ou criar a partir do material, não pode distribuir o material modificado.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.