Uma utopia colonial: as regras e ordenanças de Vasco de Quiroga
Résumé
Este artigo apresenta o modelo alternativo de colonização da América proposto por Vasco de Quiroga no século XVI. Para isso se analisa brevemente uma pequena obra escrita por ele, as Regras e Ordenanças para o Governo dos Hospitais de Santa Fé do México e Michoacán. Essa obra está vinculada diretamente à Utopia deThomas Morus, e se insere no debate sobre o formato da colonização, propondo uma organização que visava o bem comum antes de atender aos interesses individuais. Apartir dessa obra é possível retornar ao presente e pensar em formas alternativas de conceber e organizar o espaço que não sejam marcadas pelo individualismo e pela ideia de que não há outras possibilidades.
Palavras-chave: Vasco de Quiroga; Utopia; Colonização.
Resúmen
A utopia colonial : las normas y reglamentos de Vasco Quiroga
En este trabajo se presenta el modelo alternativo de colonización de América propuesto por Vasco de Quiroga en el siglo XVI. Para ello se analisa una pequeña obra escrita por el, las Reglas y Ordenanzas para el Gobierno de los Hospitales de Santa Fe de Mexico y Michoacán. Esta obra está vinculda directamente a la Utopía de Tomás Moro, y se inscribe en el debate sobre el formato de la colonización, proponiendo una organización que dedicada al bien común antes de los intereses individuales. De estos e puede volver al presente y pensar en formas alternativas de concebir y organizarel espacio que no sean marcadas por el individualismo y por la idea de que no hay otras posibilidades.
Palabras clave: Vasco de Quiroga; Utopía; Colonialización.
Téléchargements
Numéro
Rubrique
Licence
Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos na Élisée - Revista de Geografia da UEG.
Os conteúdos publicados, contudo, são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 que permite a distribuição deste material, desde que cumpra os seguintes requisitos:
- Atribuição — Você deve atribuir o devido crédito, fornecer um link para a licença, e indicar se foram feitas alterações. Você pode fazê-lo de qualquer forma razoável, mas não de uma forma que sugira que o licenciante o apoia ou aprova o seu uso;
- NãoComercial — Você não pode usar o material para fins comerciais;
- SemDerivações — Se você remixar, transformar, ou criar a partir do material, não pode distribuir o material modificado.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.