Campaña Nacional en Defensa del Cerrado:
una experiencia que brota del suelo y de las aguas de los sertões
Palabras clave:
Territorios. Pueblos y Comunidades Tradicionales. CerradoResumen
Este artículo se trata de un relato de experiencia acerca del trabajo de la Campaña Nacional en Defensa del Cerrado formada por más de 40 organizaciones sociales y ha actuado junto a comunidades tradicionales de más de nueve estados brasileños. El objetivo del texto es presentar la campaña y sus acciones de promoción en defensa de la biodiversidad del Cerrado. Para relatar esa experiencia fueron realizados levantamientos de informaciones en las memorias de los encuentros de la campaña, en los testimonios de los liderazgos de comunidades y en las bibliografías pertinentes a la temática. En ese diálogo sobre la campaña se evidencia que el desafío de la protección del territorio de los cerrados es tan grande como su propia extensión territorial y de riquezas. Que la conservación del Cerrado solo es posible con la garantía de los derechos de los pueblos y comunidades tradicionales a los territorios, las aguas y a la soberanía alimentaria. Finalmente, queda en evidencia que los pueblos están en constante lucha por la defensa del Cerrado y cuentan con la fuerza de las mujeres y el coraje y osadía de la juventud.
Referencias
BARBOSA, Altair Sales.Cerrado, dor fantasma da biodiversidade brasileira. Revista do Instituto Humanitas da Unisinos. Edição 382, de 28 de novembro de 2011. Disponível em: ttp://www.ihuonline.unisinos.br/artigo/4232-altair-sales-barbosa. Acessado em 10 de agosto de 2020.
CRITICAL ECOSYSTEM PARTNERSHIP FUND (CEPF). Perfil do ecossistema hotspot de biodiversidade do Cerrado. 2017. Disponível em: https://www.cepf.net/sites/default/files/cerrado-ecosystem-profile-pr-updated.pdf. Acessado em 10 de agosto de 2020.
INTERVOZES – Coletivo Brasil de Comunicação Social. Relatório Direito à Comunicação no Brasil 2017. São Paulo, 2018.
JUNIOR, Paulo Roberto. Coletivos de comunicação estão mudando a forma de produzir conteúdo. Observatório da Imprensa. Edição 864, de 18 de agosto de 2015. http://www.observatoriodaimprensa.com.br/jornalismo-na-internet/coletivos-de-comunicacao-estao-mudando-a-forma-de-produzir-conteudo/. Acessado em 19 de agosto de 2020.
MARTÍN-BARBERO, Jesús. Globalização comunicacional e transformação cultural. Por uma outra comunicação. Dênis de Moraes (org.) – 6ª ed. – Rio de Janeiro : Record. 2012.
PORTO-GONÇALVES, Carlos Walter. Dos Cerrados e de sua riqueza, de saberes vernaculares e de conhecimento científico. Organização de Diana Aguiar e Valéria Pereira Santos. Publicação: FASE e CPT, 2019.
PORTO-GONÇALVES, Carlos Walter; CHAGAS, Samuel Brito das. Os pivôs da discórdia e a digna raiva, uma análise dos conflitos por terra, água e território em Correntina-BA. Editora Hernandes Reis. Bom Jesus da Lapa/BA, 2019.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos na Élisée - Revista de Geografia da UEG.
Os conteúdos publicados, contudo, são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 que permite a distribuição deste material, desde que cumpra os seguintes requisitos:
- Atribuição — Você deve atribuir o devido crédito, fornecer um link para a licença, e indicar se foram feitas alterações. Você pode fazê-lo de qualquer forma razoável, mas não de uma forma que sugira que o licenciante o apoia ou aprova o seu uso;
- NãoComercial — Você não pode usar o material para fins comerciais;
- SemDerivações — Se você remixar, transformar, ou criar a partir do material, não pode distribuir o material modificado.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.