A Festa do Arraiá do Descoberto: Uma identidade cultural em transformação
Abstract
Este artigo apresentar um dos mais expressivos festejos juninos do Estado de Goiás, a Festa do Arraiá do Descoberto, uma tradição na cidade de Porangatu. Por todo o país as festas interioranas modificaram-se, perdendo elementos originais e agregando outros. Em Porangatu não ocorreu de forma diferente. Assim sendo, iremos abordar neste trabalho elementos da origem do festejo, as transformações ocorridas e as representações do mesmo na atualidade, de modo a entender o significado dessas mudanças por meio da visão dos que fizeram e dos que fazem parte da festa. O objetivo é demonstrar a memória dos pioneiros e atuais participantes, considerando suas opiniões a respeito das transformações ocorridas, uma vez que a festa surgiu da iniciativa comunitária e da devoção religiosa, porém hoje se encontra nas mãos da administração publica municipal. Para se obter os dados foi aplicado instrumental de cognição para extrair as narrativas dos pioneiros, moradores locais, participantes e comerciantes envolvidos com o evento. O estudo se faz importante por demonstrar à população porangatuense fatos de sua história cultural, a partir da memória dos pioneiros a respeito da origem do festejo, bem como por apontar as principais transformações e seus reflexos na atualidade. Os teóricos que contribuíram para essa investigação foram: Morigi (2005), Hall (2014), Gomes e Sousa (2012), Castro (2012) e Lima (1997).
Downloads
Published
Issue
Section
License
Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos na Élisée - Revista de Geografia da UEG.
Os conteúdos publicados, contudo, são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 que permite a distribuição deste material, desde que cumpra os seguintes requisitos:
- Atribuição — Você deve atribuir o devido crédito, fornecer um link para a licença, e indicar se foram feitas alterações. Você pode fazê-lo de qualquer forma razoável, mas não de uma forma que sugira que o licenciante o apoia ou aprova o seu uso;
- NãoComercial — Você não pode usar o material para fins comerciais;
- SemDerivações — Se você remixar, transformar, ou criar a partir do material, não pode distribuir o material modificado.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.