Estudantes quilombolas em escolas urbanas de Chapada dos Guimarães/MT: identidades e desafios

Quilombola students in urban school of Chapada dos Guimarães: identities and challenges

Autores

  • Eliane das Grassas Rocha Gonçalves Universidade Federal de Mato Grosso
  • Darci Secchi Universidade Federal de Mato Grosso

Resumo

Este artigo insere no contexto de uma dissertação de mestrado e objetiva compreender o processo de ensino-aprendizagem de estudantes pertencentes às Comunidades Quilombolas Lagoinha de Baixo e Lagoinha de Cima, em Chapada dos Guimarães/MT. Analisa-se a influência das condições de acesso à escola urbana, bem como a contribuição do ensino de geografia no processo. Adota-se uma abordagem qualitativa das informações e ferramentas de Diagnóstico Rápido Participativo na coleta e análise de dados. O estudo indica que, apesar dos inúmeros obstáculos vividos pelas comunidades e estudantes, eles resistem e prosseguem na busca de um futuro melhor.

Palavras-chave: Quilombolas. Escola Regular. Geografia. Aprendizagem.

Quilombola students in urban school of Chapada dos Guimarães: identities and challenges

Abstract: This article is inserted in the context of a master's thesis and aims to understand the teaching-learning process of students belonging to Lagoinha de Baixo and Lagoinha de Cima Quilombola Communities in Chapada dos Guimarães / MT. It analyzes the influence of the conditions of access to the urban school, as well as the contribution of the teaching of geography in the process. It adopts a qualitative approach to the information and tools of Participatory Rapid Diagnosis in the collection and analysis of data. The study indicates that despite the many obstacles encountered by communities and students, they resist and continue to pursue a better future.

Keywords: Quilombolas. Regular School. Geography. Learning.

Estudientes quilombolas en escuelas urbanas de Chapada dos Guimarães/MT: identidades y desafios

Resumen : Este artículo se inserta en el contexto de la tesis de maestría y tiene como objetivo comprender el proceso de enseñanza-aprendizaje de los estudiantes que pertenecen a las Comunidades de Quilombola Lagoinha de Baixo y Lagoinha de Cima, en Chapada dos Guimarães / MT. Se analiza la influencia de las condiciones de acceso a la escuela urbana, así como la contribución de la enseñanza de la geografía en el proceso. Para el desarrollo de la investigación se adopta un enfoque cualitativo con la herramienta del Diagnóstico Rápido Participativo (DRP) para la recolección y análisis de datos. El estudio indica que, a pesar de los numerosos obstáculos que enfrentan las comunidades y los estudiantes, se resisten y avanzan hacia un futuro mejor.

Palabras claves: Quilombolas. Escuela Regulare. Geografia. Apredizaje.

Biografia do Autor

  • Eliane das Grassas Rocha Gonçalves, Universidade Federal de Mato Grosso

    Graduada em Geografia pela Universidade Federal de Mato Grosso (2004), nas modalidades bacharel e licenciatura. Especialista em Docência no Ensino Superior pelo Instituto Cuiabano de Educação (2008) e em Relações Raciais e Educação na Sociedade Brasileira pela Universidade Federal de Mato Grosso (2013). Mestre em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso (2020). Atualmente é professora na rede estadual de educação em Mato Grosso e leciona a disciplina de Geografia para a educação básica.

  • Darci Secchi, Universidade Federal de Mato Grosso

    Graduado em Pedagogia pela Universidade Federal de Mato Grosso (1984), Mestre em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso (1993) e Doutor em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2002). Atuou como professor Titular da Universidade Federal de Mato Grosso e no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso, nível Mestrado (2020).

Downloads

Publicado

2020-03-30

Como Citar

Estudantes quilombolas em escolas urbanas de Chapada dos Guimarães/MT: identidades e desafios: Quilombola students in urban school of Chapada dos Guimarães: identities and challenges. (2020). Élisée - Revista De Geografia Da UEG, 9(1), e912010. //www.revista.ueg.br/index.php/elisee/article/view/9416