Estudantes quilombolas em escolas urbanas de Chapada dos Guimarães/MT: identidades e desafios
Quilombola students in urban school of Chapada dos Guimarães: identities and challenges
Resumo
Este artigo insere no contexto de uma dissertação de mestrado e objetiva compreender o processo de ensino-aprendizagem de estudantes pertencentes às Comunidades Quilombolas Lagoinha de Baixo e Lagoinha de Cima, em Chapada dos Guimarães/MT. Analisa-se a influência das condições de acesso à escola urbana, bem como a contribuição do ensino de geografia no processo. Adota-se uma abordagem qualitativa das informações e ferramentas de Diagnóstico Rápido Participativo na coleta e análise de dados. O estudo indica que, apesar dos inúmeros obstáculos vividos pelas comunidades e estudantes, eles resistem e prosseguem na busca de um futuro melhor.
Palavras-chave: Quilombolas. Escola Regular. Geografia. Aprendizagem.
Quilombola students in urban school of Chapada dos Guimarães: identities and challenges
Abstract: This article is inserted in the context of a master's thesis and aims to understand the teaching-learning process of students belonging to Lagoinha de Baixo and Lagoinha de Cima Quilombola Communities in Chapada dos Guimarães / MT. It analyzes the influence of the conditions of access to the urban school, as well as the contribution of the teaching of geography in the process. It adopts a qualitative approach to the information and tools of Participatory Rapid Diagnosis in the collection and analysis of data. The study indicates that despite the many obstacles encountered by communities and students, they resist and continue to pursue a better future.
Keywords: Quilombolas. Regular School. Geography. Learning.
Estudientes quilombolas en escuelas urbanas de Chapada dos Guimarães/MT: identidades y desafios
Resumen : Este artículo se inserta en el contexto de la tesis de maestría y tiene como objetivo comprender el proceso de enseñanza-aprendizaje de los estudiantes que pertenecen a las Comunidades de Quilombola Lagoinha de Baixo y Lagoinha de Cima, en Chapada dos Guimarães / MT. Se analiza la influencia de las condiciones de acceso a la escuela urbana, así como la contribución de la enseñanza de la geografía en el proceso. Para el desarrollo de la investigación se adopta un enfoque cualitativo con la herramienta del Diagnóstico Rápido Participativo (DRP) para la recolección y análisis de datos. El estudio indica que, a pesar de los numerosos obstáculos que enfrentan las comunidades y los estudiantes, se resisten y avanzan hacia un futuro mejor.
Palabras claves: Quilombolas. Escuela Regulare. Geografia. Apredizaje.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos na Élisée - Revista de Geografia da UEG.
Os conteúdos publicados, contudo, são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 que permite a distribuição deste material, desde que cumpra os seguintes requisitos:
- Atribuição — Você deve atribuir o devido crédito, fornecer um link para a licença, e indicar se foram feitas alterações. Você pode fazê-lo de qualquer forma razoável, mas não de uma forma que sugira que o licenciante o apoia ou aprova o seu uso;
- NãoComercial — Você não pode usar o material para fins comerciais;
- SemDerivações — Se você remixar, transformar, ou criar a partir do material, não pode distribuir o material modificado.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.