O Domínio das Caatingas trabalhado nos livros didáticos de geografia
Resumo
Resumo: A caatinga é um domínio exclusivamente brasileiro, composto por espécies endêmicas e com considerável grau de degradação. Discutir sobre esse domínio torna-se arma fundamental para sua conservação e/ou preservação. O ambiente escolar, assim como, os materiais utilizados pelos professores e discentes são espaços fundamentais para essas discursões. Neste contexto, o objetivo deste trabalho é analisar a abordagem dos conteúdos relacionados ao domínio das caatingas em livros didáticos de Geografia do Ensino Básico trabalhados em escolas do município de Petrolina, semiárido do estado de Pernambuco, assim como, apresentar possibilidades de discutir o citado domínio para além dos livros didáticos. Assim, o presente estudo foi do tipo documental. Foram realizadas leituras exploratórias dos livros didáticos, os quais foram adquiridos em três escolas públicas localizadas em Petrolina, estado de Pernambuco e, outros cedidos por três instituições da rede privada. Com isto, em ambos os livros, foram avaliadas citações, textos, ilustrações (gráficos e figuras) e proposições de atividades referentes ao Domínio das caatingas. Os resultados apontam que poucos conseguiram cumprir com a determinação dos parâmetros curriculares. Alguns materiais apresentaram imagens distorcidas ao generalizar o ambiente das caatingas. Outros simplificaram as apresentações não conseguindo ultrapassar as discussões da cobertura vegetal. Poucos conseguiram ir além do destaque da vegetação atingindo os aspectos climáticos e geomorfológicos locais. Nesse contexto, tornam-se necessárias produções e a utilização de materiais que deverão ir além dos livros didáticos na busca de um melhor desenvolvimento do processo de ensino aprendizagem referente ao Domínio das caatingas.
Palavras-chave: Ensino de geografia. Prática pedagógica. Materiais didáticos. Dominíos morfoclimáticos.
The Domain of the Caatingas worked on geography didatic books
Abstract: The caatinga is an exclusively brazilian domain, composed of endemic species and with a considerable degree of degradation. Discussing this domain becomes an important weapon for its conservation and / or preservation. The school environment and the materials used by teachers and students are important spaces for these discourses. In this context, the objective of this article is to analyze the approach of the contents related to the domain of caatingas in didatic books of geography of basic education worked in schools of the municipality of Petrolina, semiarid of the state of Pernambuco. Presente possibilities of discussing the dominion of the caatinga beyond of didatic books. Thus the present study was the document type. Was performed an exploratory reading of the books selected for this study, which were acquired in three public schools located in Petrolina, state of Pernambuco and provided by three institutions of the private network of the county. With that, in both books, the citations were evaluated, as well as texts, illustrations (graphs and figures) and propositions of activities related to the Domain of caatingas. The results indicate that few managed to comply with the of curricular parameters. Some materials presented distorted images to generalize the caatingas environment. Others streamlined the presentations not getting overcome the discussions of vegetation cover. Few achieved go beyond the highlight of the vegetation reaching local climatic and geomorphological aspects. In this context, productions are required and the use of materials which should go beyond the textbooks in the search for a better development of the process of teaching learning.
Key words: Geography teaching. Pedagogical practice. Morphoclimatic domains. Teaching materials
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