Geografia Humanista e a Geografia Cultural: encontros e desencontros! a insurgência de um novo horizonte?

Autores

Resumo

Resumo: Para autores renomados da geografia estes dois campos, Geografia Humanista e Geografia Cultural, seriam em um sentido Latu Sensu um único Horizonte, o Humanista, ou uma única Abordagem, a Cultural. Embora possuam muitas coisas em comum, é evidente a existência de pontos de desenvolvimento particulares e devem ser observados. Sendo assim, a meta deste trabalho é compreender as interações e diferenças entre Geografia Humanista e Geografia Cultural e como essas perspectivas contribuem para construção do conhecimento geográfico. Essa investigação é, exclusivamente, qualitativa e tem como base a pesquisa bibliográfica. Explorou-se a fenomenologia como um elo principal entre elas. Desse modo, os conceitos de espaço, lugar e paisagem em Geografia Cultural e Geografia Humanista são elencados como principais construções teóricas dessas geografias e certamente viabilizam novas leituras e releituras no/do mundo a respeito do homem e sua espacialidade. Nota-se ainda que existe uma enorme gama de assuntos geográficos a serem tratados a luz de um Horizonte Humanista ou Abordagem Cultural, embora no campo brasileiro seja claro ainda a hegemonia dos estudos marxistas. De toda maneira o que foi debatido neste artigo, não possui fins conclusivos, almeja apenas alimentar e contribuir para essa e outras reflexões a respeito da temática. 

Palavras-chave: Geografia Humanista. Geografia Cultural. Fenomenologia. Espaço. Lugar, Paisagem. 

Biografia do Autor

  • Rodrigo Capelle Suess, Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal
    Professor da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF). Mestre em Geografia na Universidade de Brasília - UnB. Graduado em Geografia pela Universidade Estadual de Goiás - UEG. Faz parte do Grupo de Pesquisa Ensino, Aprendizagem e Formação de Professores em Geografia (GEAF-UnB). Linhas de pesquisa de interesse: Estudo do conceito de Lugar; Geografia Humanista Cultural; Geografia, Música e Literatura; Geografia humanista e ensino de Geografia; Escola, cotidiano e espaço; Geografia Urbana, simbolismo e lugar.

Downloads

Publicado

2018-01-12

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Geografia Humanista e a Geografia Cultural: encontros e desencontros! a insurgência de um novo horizonte?. (2018). Élisée - Revista De Geografia Da UEG, 6(2), 94-115. //www.revista.ueg.br/index.php/elisee/article/view/6999