Geografia Humanista e a Geografia Cultural: encontros e desencontros! a insurgência de um novo horizonte?
Resumo
Resumo: Para autores renomados da geografia estes dois campos, Geografia Humanista e Geografia Cultural, seriam em um sentido Latu Sensu um único Horizonte, o Humanista, ou uma única Abordagem, a Cultural. Embora possuam muitas coisas em comum, é evidente a existência de pontos de desenvolvimento particulares e devem ser observados. Sendo assim, a meta deste trabalho é compreender as interações e diferenças entre Geografia Humanista e Geografia Cultural e como essas perspectivas contribuem para construção do conhecimento geográfico. Essa investigação é, exclusivamente, qualitativa e tem como base a pesquisa bibliográfica. Explorou-se a fenomenologia como um elo principal entre elas. Desse modo, os conceitos de espaço, lugar e paisagem em Geografia Cultural e Geografia Humanista são elencados como principais construções teóricas dessas geografias e certamente viabilizam novas leituras e releituras no/do mundo a respeito do homem e sua espacialidade. Nota-se ainda que existe uma enorme gama de assuntos geográficos a serem tratados a luz de um Horizonte Humanista ou Abordagem Cultural, embora no campo brasileiro seja claro ainda a hegemonia dos estudos marxistas. De toda maneira o que foi debatido neste artigo, não possui fins conclusivos, almeja apenas alimentar e contribuir para essa e outras reflexões a respeito da temática.
Palavras-chave: Geografia Humanista. Geografia Cultural. Fenomenologia. Espaço. Lugar, Paisagem.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos na Élisée - Revista de Geografia da UEG.
Os conteúdos publicados, contudo, são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 que permite a distribuição deste material, desde que cumpra os seguintes requisitos:
- Atribuição — Você deve atribuir o devido crédito, fornecer um link para a licença, e indicar se foram feitas alterações. Você pode fazê-lo de qualquer forma razoável, mas não de uma forma que sugira que o licenciante o apoia ou aprova o seu uso;
- NãoComercial — Você não pode usar o material para fins comerciais;
- SemDerivações — Se você remixar, transformar, ou criar a partir do material, não pode distribuir o material modificado.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.