Notas Teóricas Acerca da Renda da Terra
Resumo
Resumo: O artigo almeja discutir conceitualmente a renda da terra, sobretudo a renda da terra agrícola, em seus variados tipos, como a renda da terra de monopólio, a absoluta e a diferencial. Abordou-se a renda da terra diferencial I e II, relativas a atributos naturais do solo e à aplicação de capitais e técnicas no solo, respectivamente. Neste intuito, recorreu-se a obras de autores clássicos que discutem o tema abordado, de modo a compreender os principais aspectos vinculados a esta categoria. A renda da terra é uma fração da mais-valia, a qual é apropriada pelo proprietário fundiário. Através de diversos estratagemas, os atores capitalistas, inclusive os Estados, absorvem parcela da mais-valia global para si, pois se apropriam de parte da renda da terra. As obras de Karl Marx e de autores marxistas forneceram o arcabouço teórico-metodológico ao estudo realizado. Destarte, busca-se mostrar os liames existentes entre privatização da terra, sua conversão em mercadoria e a renda da terra capitalista.
Palavras chave: Renda da Terra. Capitalismo. Mercadoria. Agricultura.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos na Élisée - Revista de Geografia da UEG.
Os conteúdos publicados, contudo, são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 que permite a distribuição deste material, desde que cumpra os seguintes requisitos:
- Atribuição — Você deve atribuir o devido crédito, fornecer um link para a licença, e indicar se foram feitas alterações. Você pode fazê-lo de qualquer forma razoável, mas não de uma forma que sugira que o licenciante o apoia ou aprova o seu uso;
- NãoComercial — Você não pode usar o material para fins comerciais;
- SemDerivações — Se você remixar, transformar, ou criar a partir do material, não pode distribuir o material modificado.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.