A escola vista de dentro: eflúvios de uma pedagogia anarquista

Autores

  • José Vandério Cirqueira Do Instituto Federal de Goiás – Formosa, Goiás, Brasil

Resumo

 A estratégia de luta e de resistência dissidente das ocupações nos espaços escolares brasileiros trouxe à tona o debate sobre o saber constituído em um território autônomo. A partir dessa premissa, é possível ver na difusão do saber politicamente engajado o instrumento de enfrentamento dos mecanismos de opressão difundidos pelo Estado, sobre a figura da escola e das políticas de gestão da estrutura de ensino, e pelo capital, cercado pelos interesses financeiros das empresas e organizações sociais preparadas para transformar o sistema de ensino em mercadorias. Os okupas, delineados pela perspectiva da pedagogia anarquista, possibilitaram outro olhar sobre a escola, ou seja, um olhar de dentro e a partir dos sujeitos que nela vivenciam, alunos, professores, gestores, pais e comunidade, destoando da convencional visão difusa dos aparelhos de controle e de gestão.
Palavras-chave: Escola pública. Ocupações. Okupas. Pedagogia anarquista.

Biografia do Autor

  • José Vandério Cirqueira, Do Instituto Federal de Goiás – Formosa, Goiás, Brasil
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Publicado

2017-08-07

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

A escola vista de dentro: eflúvios de uma pedagogia anarquista. (2017). Élisée - Revista De Geografia Da UEG, 6(1), 23-34. //www.revista.ueg.br/index.php/elisee/article/view/6553