Concepção libertária de território
Resumo
O conceito de território sofreu uma evolução com a Geografia Crítica, mas sem explorar todas as possibilidades de sua abordagem. O pensamento libertário, preenchendo lacunas da Geografia contemporânea, erige-se como uma corrente teórica capaz de pensar questões como justiça, liberdade e igualdade no território, sem se esquivar à tematização da autonomia e da autogestão. Este artigo objetiva discutir o conceito de território segundo a concepção libertária como alternativa às proposições dominantes na teoria geográfica. Usando-se da pesquisa bibliográfica, apoia-se nas contribuições de quatro autores de referência para o pensamento libertário, incluindo dois geógrafos. Ressalta-se como resultado um território enquanto lócus de produção permanente de indivíduos livres, integrados em seu meio e em harmonia, mas dentro de outra Geografia, que venha a abordar questões territoriais a partir de ideais esmaecidos nas principais correntes do pensamento geográfico. Acredita-se, assim, que a concepção libertária permitirá vislumbrar uma perspectiva inclusiva para o conceito de território, ampliando e complementando seu rol de definições.Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos na Élisée - Revista de Geografia da UEG.
Os conteúdos publicados, contudo, são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 que permite a distribuição deste material, desde que cumpra os seguintes requisitos:
- Atribuição — Você deve atribuir o devido crédito, fornecer um link para a licença, e indicar se foram feitas alterações. Você pode fazê-lo de qualquer forma razoável, mas não de uma forma que sugira que o licenciante o apoia ou aprova o seu uso;
- NãoComercial — Você não pode usar o material para fins comerciais;
- SemDerivações — Se você remixar, transformar, ou criar a partir do material, não pode distribuir o material modificado.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.