Concepção libertária de território

Autores

Resumo

O conceito de território sofreu uma evolução com a Geografia Crítica, mas sem explorar todas as possibilidades de sua abordagem. O pensamento libertário, preenchendo lacunas da Geografia contemporânea, erige-se como uma corrente teórica capaz de pensar questões como justiça, liberdade e igualdade no território, sem se esquivar à tematização da autonomia e da autogestão. Este artigo objetiva discutir o conceito de território segundo a concepção libertária como alternativa às proposições dominantes na teoria geográfica. Usando-se da pesquisa bibliográfica, apoia-se nas contribuições de quatro autores de referência para o pensamento libertário, incluindo dois geógrafos. Ressalta-se como resultado um território enquanto lócus de produção permanente de indivíduos livres, integrados em seu meio e em harmonia, mas dentro de outra Geografia, que venha a abordar questões territoriais a partir de ideais esmaecidos nas principais correntes do pensamento geográfico. Acredita-se, assim, que a concepção libertária permitirá vislumbrar uma perspectiva inclusiva para o conceito de território, ampliando e complementando seu rol de definições.

Biografia do Autor

  • Arthur Breno Sturmer, IFAL / UFSM
    Doutorando em Geografia. Mestre em Desenv. Reg. e Meio Ambiente; Especialista em Gestão Educacional e Mídias na Educação; Especialista em Hist. e Geogr. Ambiental.
  • Benhur Pinos da Costa, UFSM
    Possui graduação em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1998), mestrado (2002) e doutorado (2008) em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), no Departamento de Geociências e no Programa de Pós-Graduação em Geografia e Geociências. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Análise Territorial, atuando principalmente nos seguintes temas: cultura, território, espaço urbano, identidade, homoerotismo e homossexualidade.

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

2017-08-07

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Concepção libertária de território. (2017). Élisée - Revista De Geografia Da UEG, 6(1), 35-52. //www.revista.ueg.br/index.php/elisee/article/view/6123