Compreensões de meio ambiente e práticas ambientais dos visitantes do parque estadual Serra de Caldas Novas – PESCaN
Resumo
Resumo: O presente estudo teve como proposta investigar o uso público do Parque Estadual Serra de Caldas Novas (PESCaN), com o objetivo geral de: “conhecer e analisar as compreensões de meio ambiente e de Educação Ambiental (EA) que os visitantes da UC possuem e as ações ambientais que os mesmos praticam”. A investigação conduziu-se por meio de pesquisa bibliográfica e aplicação de questionário aos visitantes, à entrada e à saída do PESCaN, como forma de analisar as compreensões de meio ambiente, as práticas ambientais realizadas por eles, e se o parque altera essas compreensões depois de percorrido o passeio. Foram entrevistados 273 visitantes. Os resultados apontaram que mais da metade dos pesquisados buscam a unidade para realizar pesquisas científicas, atividades escolares ou visitas técnicas. O meio ambiente é considerado como um sistema de integração e interação entre o homem e a natureza por quase 85% dos visitantes, resultado que se manteve à entrada e à saída no parque; pouco mais de 90% realizam ações em prol do meio ambiente. O interesse por realizar algum programa de EA após a visita ao parque foi manifestada por 90% dos visitantes, principalmente os de conservação do meio ambiente ou conscientização ambiental.
Palavras-chave: Unidade de conservação. Educação ambiental. Serra de Caldas.
Understandings of environment and environmental practices of visitors of the Serra de Caldas Novas state park – PESCaN
Abstract: The present study has the purpose of investigate the public use of the Serra de Caldas Novas State Park (PESCaN), with the general goal of: “know and analyze the understandings of the environment and of the Environmental Education (EE) that the visitors from the UC have, and also the environmental actions they perform”. The investigation was conducted through bibliographic research and survey applied to the visitors, when they arrived and left PESCaN, as a way to analyze their environmental understanding, their environmental practices, and whether the park changes these understandings after the tour. In addition, 273 visitors were interviewed. The results showed that more than half of the interviewed look for the unity to perform scientific researches, school activities or technical visitation. The environment is considered as a system of integration and interaction between man and nature for nearly 85% of the visitors, a result held in the entrance and in the exit of the park; a few more than 90% act in favor of the environment. The interest to participate in any EE program after the tour in the park was expressed by 90% of the visitors, especially the environmental conservation or environmental awareness.
Keywords: Conservation unity and Environmental education. Environmental practices and public visitation.
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