A pesquisa em geografia e seus caminhos metodológicos através dos mapas mentais
Resumo
Resumo: Visando contribuir na ampliação do conhecimento sobre um território rico de símbolos, cultura e de um povo que narra sua resistência e suas memórias, o artigo relaciona o caminho metodológico no uso de mapas mentais na pesquisa que pautou-se em investigar o universo dos pescadores artesanais das praias da Armação do Pântano do Sul e Pântano do Sul, localizadas em Florianópolis-SC. As transformações socioespaciais, e as alterações culturais em áreas litorâneas e a grande concentração de turismo são decorrentes de diversos processos ligados à expansão urbana, modificando cada vez mais o modo de vida e a produção dos pescadores. Dentro desse cenário, evidencia-se uma busca na linguagem cartográfica e na Geografia que de conta de responder o caminho de uma pesquisa e quais instrumentos metodológicos auxiliam na discussão, por isso a escolha dos mapas mentais como ferramentas na busca pela leitura do espaço geográfico. Diante da realidade vivida nos territórios pesqueiros durante a pesquisa, discutimos neste trabalho como se deu a utilização dos mapas mentais. O que entendemos é que as pesquisas na Geografia são essenciais para desenvolver um registro dos modos de vidas das comunidades tradicionais, seus saberes e fazeres que tanto constroem o espaço geográfico.
Palavras-chave: Mapas mentais. Território. Fenomenologia.
Research in geography and its methodological paths through mental maps
ABSTRACT: Aiming to contribute to the expansion of knowledge on a territory that is rich symbols, culture and a people who describes their strength and memories, the paper connects the methodological use of mind maps in research that was marked to investigate the world of artisanal fishermen the beaches of Armação do Pântano do Sul and Pântano do Sul, located in Florianopolis-SC. The socio-spatial transformations, and cultural changes in coastal areas and the large tourist concentration are due to various processes linked to urban sprawl, changing more and more the way of life and production of the fishermen. In this scenario, a search is evident in the cartographic language and geography that account to respond the path of research and methodological tools which assist in the discussion, so the choice of mind maps as tools in the search for reading of geographical space. Faced with reality experienced in fishing territories during the research, we discuss in this paper how was the use of mind maps. What we mean is that research in geography are essential to develop a register of the way of life of traditional communities, their pratical knowledge that build the geographical space.
Keywords: Mind Maps Territory. Phenomenology. Way of life.
Downloads
Edição
Seção
Licença
Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos na Élisée - Revista de Geografia da UEG.
Os conteúdos publicados, contudo, são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 que permite a distribuição deste material, desde que cumpra os seguintes requisitos:
- Atribuição — Você deve atribuir o devido crédito, fornecer um link para a licença, e indicar se foram feitas alterações. Você pode fazê-lo de qualquer forma razoável, mas não de uma forma que sugira que o licenciante o apoia ou aprova o seu uso;
- NãoComercial — Você não pode usar o material para fins comerciais;
- SemDerivações — Se você remixar, transformar, ou criar a partir do material, não pode distribuir o material modificado.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.