A Formação territorial do oeste da Bahia e as políticas territoriais do estado no período de 1889-1955
Resumo
A presente proposta objetiva analisar o processo de formação territorial da porção oeste do estado da Bahia, geograficamente situada à margem esquerda do Rio São Francisco. Compreendendo a formação territorial do oeste baiano como uma particularidade histórica, buscar-se-á elencar as principais ações, projetos e conteúdos das políticas territoriais implementadas pelo Estado. Para tanto, recorre-se a diferenciação de aspectos relevantes, fazendo-se uso da periodização como recurso metodológico/analítico essencial no esclarecimento dos conteúdos geográficos. O recorte temporal compreende os anos de 1889 e 1955, e estas datas representam marcos históricos, políticos e territoriais, significativos para o entendimento do papel do Estado na construção das políticas territoriais. Complementar está o levantamento de bibliografia referente à história política do oeste baiano, bem como, a análise de documentos dos governos, relatos históricos, mapas e demais materiais. Nesta época a denominação do oeste da Bahia estava relacionada a existência do “Além São Francisco” em que conteúdos singulares dotavam este território de especificidades e direcionavam para conformação de um discurso de distanciamento do Estado em relação a parte mais ocidental. Enfatiza-se, portanto, a necessidade de investigar as políticas territoriais conferindo um caráter geográfico da histórica política do oeste baiano numa articulação dialética entre o espaço e os processos históricos ocorridos ao longo da sua formação territorial.
Palavras-Chaves: Formação Territorial; Oeste da Bahia; Políticas Territoriais.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos na Élisée - Revista de Geografia da UEG.
Os conteúdos publicados, contudo, são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 que permite a distribuição deste material, desde que cumpra os seguintes requisitos:
- Atribuição — Você deve atribuir o devido crédito, fornecer um link para a licença, e indicar se foram feitas alterações. Você pode fazê-lo de qualquer forma razoável, mas não de uma forma que sugira que o licenciante o apoia ou aprova o seu uso;
- NãoComercial — Você não pode usar o material para fins comerciais;
- SemDerivações — Se você remixar, transformar, ou criar a partir do material, não pode distribuir o material modificado.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.