Entre a sociedade e a natureza: uma proposta de unidades paisagísticas para o vale do rio Branco em Rondônia
Resumo
O presente trabalho tem como objetivo geral compreender as propostas teórico-metodológicas de análise e delimitação de unidades paisagísticas, assim como, a sua aplicação prática para a Amazônia, tendo como objeto de estudo o vale do rio Branco, localizado no sudoeste do estado de Rondônia. Para isto, foram utilizadas imagens de satélite e realizadas observações de campo, a partir das quais se buscou entender a paisagem da área, com a delimitação propositiva de três diferentes unidades. A partir da análise realizada, foi possível considerar que, de acordo com a teoria da Bio-resistasia de Erhart, duas unidades podem ser enquadradas na ideia de Biostasia e a outra unidade pode estar relacionada à fase resistásica. Se considerar, contudo, a teoria Ecodinâmica de Tricart, a unidade 1 poderia ser enquadrada na concepção de Meio Intergrade, enquanto as unidades 2 e 3 deveriam ser classificadas como Meio Estável. Lembrando, no entanto, que esta classificação é apenas uma aproximação, devendo ser realizado um estudo mais aprofundado para que as unidades definidas representem mais fielmente a realidade vivenciada em campo. Com isso, pode ser construída uma compreensão que represente dialeticamente a paisagem, integrando sociedade e natureza, relação cada dia mais importante para nossa sobrevivência e reprodução nos diferentes espaços e, especificamente, no contexto do espaço amazônico.Palavras-chave: Amazônia. Rondônia. Paisagem. Ecodinâmica. Bio-resistasia.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos na Élisée - Revista de Geografia da UEG.
Os conteúdos publicados, contudo, são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 que permite a distribuição deste material, desde que cumpra os seguintes requisitos:
- Atribuição — Você deve atribuir o devido crédito, fornecer um link para a licença, e indicar se foram feitas alterações. Você pode fazê-lo de qualquer forma razoável, mas não de uma forma que sugira que o licenciante o apoia ou aprova o seu uso;
- NãoComercial — Você não pode usar o material para fins comerciais;
- SemDerivações — Se você remixar, transformar, ou criar a partir do material, não pode distribuir o material modificado.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.