Entre a sociedade e a natureza: uma proposta de unidades paisagísticas para o vale do rio Branco em Rondônia

Autores

  • Murilo Mendonça Oliveira de Souza Universidade Estadual de Goiás - UnU Goiás
  • Claudia Bueno Adriana Fonseca Universidade Estadual de Goiás - UnU Goiás

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo geral compreender as propostas teórico-metodológicas de análise e delimitação de unidades paisagísticas, assim como, a sua aplicação prática para a Amazônia, tendo como objeto de estudo o vale do rio Branco, localizado no sudoeste do estado de Rondônia. Para isto, foram utilizadas imagens de satélite e realizadas observações de campo, a partir das quais se buscou entender a paisagem da área, com a delimitação propositiva de três diferentes unidades. A partir da análise realizada, foi possível considerar que, de acordo com a teoria da Bio-resistasia de Erhart, duas unidades podem ser enquadradas na ideia de Biostasia e a outra unidade pode estar relacionada à fase resistásica. Se considerar, contudo, a teoria Ecodinâmica de Tricart, a unidade 1 poderia ser enquadrada na concepção de Meio Intergrade, enquanto as unidades 2 e 3 deveriam ser classificadas como Meio Estável. Lembrando, no entanto, que esta classificação é apenas uma aproximação, devendo ser realizado um estudo mais aprofundado para que as unidades definidas representem mais fielmente a realidade vivenciada em campo. Com isso, pode ser construída uma compreensão que represente dialeticamente a paisagem, integrando sociedade e natureza, relação cada dia mais importante para nossa sobrevivência e reprodução nos diferentes espaços e, especificamente, no contexto do espaço amazônico.Palavras-chave: Amazônia. Rondônia. Paisagem. Ecodinâmica. Bio-resistasia.

Biografia do Autor

  • Murilo Mendonça Oliveira de Souza, Universidade Estadual de Goiás - UnU Goiás
    Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e em Geografia pela Faculdade Católica de Uberlândia (2009), mestrado em Geografia pela Universidade Federal de Uberlândia (2004) e doutorado em Geografia pela Universidade Federal de Uberlândia (2011). Atualmente é professor efetivo do curso de geografia da Universidade Estadual de Goiás (UEG/Goiás). Tem experiência na área de Geografia Agrária, com ênfase em Questão Agrária, atuando principalmente nos seguintes temas: campesinato, agroecologia, reforma agrária, desenvolvimento rural, extensão rural, sociologia rural e assentamento rural.
  • Claudia Bueno Adriana Fonseca, Universidade Estadual de Goiás - UnU Goiás
    CLÁUDIA ADRIANA FONSECA - Possui graduação em Geografia pela Universidade Federal de Goiás (2001), Especialização pela Universidade Estadual de Goiás (2003), e Mestrado em Geografia pela Universidade Federal de Goiás (2010). É professora titular da Universidade Estadual de Goiás, Coordenadora do Laboratório de Cartografia, Geologia e Ensino da Universidade Estadual de Goiás. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia Física e Cartografia.

Downloads

Publicado

2013-09-01

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Entre a sociedade e a natureza: uma proposta de unidades paisagísticas para o vale do rio Branco em Rondônia. (2013). Élisée - Revista De Geografia Da UEG, 2(1), 77-95. //www.revista.ueg.br/index.php/elisee/article/view/1762