A educação no/do campo no Cerrado goiano: avanços e retrocessos

Field education in the Cerrado of Goiás: advances and setbacks

  • Francilane Eulália de Souza Universidade Estadual de Goiás - Campus Formosa
  • Edson Batista da Silva Universidade Estadual de Goiás
Palavras-chave: Educação no/do Campo. Cerrado. Escolas do campo.

Resumo

Nesse artigo, apresentamos análise sobre a educação no/do campo no Cerrado, especificamente no estado de Goiás. Utilizou-se a pesquisa quali-quantitativa com foco em fontes bibliográfica, documental e em sítios de agências nacionais que disponibilizam dados sobre a educação no campo. A educação no/do campo no estado de Goiás se apresenta em meio a avanços e retrocessos: por um lado, há ampliação de programas voltados para a formação principalmente de professores por meio das LEDOCs; existe legislação específica voltada para a educação do campo e articulação estadual por meio de um Comitê; por outro, a negação do direito à educação básica ainda se faz presente, com elevados índices de analfabetismo, distorção idade-série, estreitamento de acesso aos anos finais da educação básica e o fechamento de escolas, que, contraditoriamente, convivem com garantias legais de educação no/do campo.

Abstract: In this article, we present an analysis of field education in the Cerrado, specifically in the state of Goiás. Quali-quantitative research was used, focusing on bibliographic, documentary sources and on national agency sites that provide data on field education. Field Education in the state of Goiás presents itself in the midst of advances and setbacks: on the one hand, there is an expansion of programs aimed at training mainly teachers through LEDOCs, there is specific legislation geared to countryside education and articulation state through a Committee; on the other hand, the denial of the right to basic education is still present, with high levels of illiteracy, age-grade distortion, narrowing access to the final years of basic education and the closing of schools, which, contradictorily, live with legal guarantees of field education.

Keywords: Field Education. Cerrado. Field schools.

 

Resume: En este artículo, presentamos un análisis de la educación en el/del campo en el Cerrado, específicamente en el estado de Goiás. Se utilizó una investigación cualitativa cuantitativa, que se centró en fuentes bibliográficas y documentales y en sitios web de agencias nacionales que proporcionan datos sobre educación en el campo.  La educación en el campo en el estado de Goiás se presenta en medio de avances y retrocesos: por un lado, hay una expansión de programas destinados a capacitar principalmente a maestros a través de LEDOC, hay una legislación específica orientada a la educación del campo y la articulación declarar a través de un comité. Por otro lado, la negación del derecho a la educación básica aún está presente, con altos niveles de analfabetismo, distorsión por grado de edad, acceso limitado a los últimos años de educación básica y el cierre de escuelas, que, contradictoriamente, viven con garantías legales de educación del campo. 

Palabras clave: Educación en el/del campo. Cerrado. Escuelas del campo.

Biografia do Autor

Francilane Eulália de Souza, Universidade Estadual de Goiás - Campus Formosa

Graduada em geografia pela Universidade Federal de Uberlândia, Mestre em Geografia pela Universidade Federal de Goiás e Doutora em Geografia pela Universidade Paulista – UNESP. Docente da Universidade Estadual de Goiás campus Formosa.

Edson Batista da Silva, Universidade Estadual de Goiás

Graduado em geografia pela Universidade Estadual de Goiás. Mestre e Doutor em Geografia pela Universidade Federal de Goiás. Docente da Universidade Estadual de Goiás campus de Formosa e do Programa de Pós-graduação em Geografia da UEG Campus Cora Coralina.

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Publicado
2020-09-06
Como Citar
Eulália de Souza, F., & da Silva, E. (2020). A educação no/do campo no Cerrado goiano: avanços e retrocessos. Élisée - Revista De Geografia Da UEG, 9(2), e922016. Recuperado de https://www.revista.ueg.br/index.php/elisee/article/view/10894