O PAPEL DAS POLÍTICAS PÚBLICAS NA DEFESA DO CONSUMIDOR

Autores

  • Simone Fernandes dos Santos Chaveiro Universidade Estadual de Goiás, Especialização em Políticas Públicas e Dinâmicas Territoriais, Câmpus CSEH, Anápolis, GO, Brasil (UEG/GO)
  • Eduardo Batista Borges Universidade Estadual de Goiás, Departamento de Ciências Econômicas, Câmpus CSEH, Anápolis, GO, Brasil (UEG/GO)

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.5542159

Palavras-chave:

Normas consumeristas, Direito fundamental, Políticas Públicas.

Resumo

A Constituição Federal do Brasil, promulgada em 1988, no rol de direitos e garantias fundamentais, determina expressamente que o Estado promoverá na forma da lei, a defesa do consumidor. Este artigo tem como objetivo demonstrar o papel das políticas públicas na efetivação dos direitos do consumidor. O consumo de alguns produtos ou serviços é vital para a manutenção da saúde e da vida do consumidor e a relação consumerista representa muitas vezes uma forma de inclusão social e de exercício da cidadania. A busca pela efetividade das leis consumeristas passa obrigatoriamente pela implementação de políticas publicas. A partir do estudo realizado constatou-se que as políticas públicas de proteção ao consumidor são ferramentas para tornar efetiva a legislação vigente.

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Biografia do Autor

  • Simone Fernandes dos Santos Chaveiro, Universidade Estadual de Goiás, Especialização em Políticas Públicas e Dinâmicas Territoriais, Câmpus CSEH, Anápolis, GO, Brasil (UEG/GO)
    Bacharel em Direito, Especialista em Políticas Públicas e Dinâmicas Territoriais (UEG)
  • Eduardo Batista Borges, Universidade Estadual de Goiás, Departamento de Ciências Econômicas, Câmpus CSEH, Anápolis, GO, Brasil (UEG/GO)
    Economista, Mestre em Economia de Empresas, Doutor em Políticas Públicas, Estratégias e Desenvolvimento, Professor do Departamento de Economia e da Especialização em Políticas Públicas e Dinâmicas Territoriais da UEG.

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Publicado

2017-04-10

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

O PAPEL DAS POLÍTICAS PÚBLICAS NA DEFESA DO CONSUMIDOR. (2017). REVISTA DE ECONOMIA DA UEG, 12(1), 17-34. https://doi.org/10.5281/zenodo.5542159

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