SOBRE AS ÁGUAS QUE BANHAM A HISTÓRIA
Um estudo do Araguaia e da importância dos rios no sistema-mundo
DOI:
https://doi.org/10.31668/xyncwb81Resumo
A construção da vida social através das diversas nações por todo o planeta se viu delimitada graças a relações duradouras e complexas, pensar a construção de uma rede de trocas intelectuais e materiais implica em compreender as bases de uma coletividade complexa. Sob essa ótica, Immanuel Wallerstein desenvolve sua teoria dos sistemas-mundo baseada em toda uma gama de dependências entre povos e nações, que pela união das bases econômicas, políticas e sociais se compreendem em uma realidade própria. Dessa forma, observar regiões distintas pelo mundo implica em antes percebê-las como integrantes de um mesmo conjunto complexo, que ao mesmo tempo refletem e assimilam aspectos de uma realidade influente. Assim sendo, este artigo busca analisar o rio Araguaia como integrante desse sistema-mundo, observando suas características evolutivas gerais e como essas se correlacionam com outros rios pelo mundo, como o Nilo (África), o Danúbio (Europa) e o Mississippi (América do Norte). O trato das obras de distintos tempos e autores auxiliará a compreender como cada pequeno aspecto da vida se faz presente em diversas regiões, em como cada um dos rios fora fundamental a construção dos meios sociais que os margeavam.
Downloads

Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Ao realizar a submissão, o(s) autor(es) declara(m): a originalidade do trabalho submetido; que o manuscrito não se encontra em avaliação por outro periódico; e que as normas de elaboração obedecem ao que determina o item “Diretrizes para Autores”. Também, o(s) autor(es) autoriza(m) a divulgação do artigo na Revista de Economia da UEG, caso seja aprovado pelos avaliadores, contudo mantendo os direitos autorais sobre o trabalho em submissão. Permite(m) o uso do trabalho para fins não-comerciais, o que inclui o direito de indexá-lo em bases de dados de Acesso Livre.
Para a publicação, caso seja aprovado, o(s) autor(es) deverá(ão) enviar declaração, assinada por todos os autores, que certifique a Declaração de Responsabilidade e a transferência dos Direitos Autorais, conforme modelo abaixo:
Modelo de Declaração de Responsabilidade e Transferência de Direitos Autorais
Primeiro autor: (Nome, Filiação, Endereço, E-mail e CPF)
Título do manuscrito: ____________________________________________________________
Nome de todos os coautores na ordem que aparecerão no artigo:
___________________________________________________________________________
___________________________________________________________________________
___________________________________________________________________________