Modernização da agricultura e reforma agrária: fortalecer a agricultura familiar é o caminho?

Autores

  • Frednan Bezerra dos Santos Universidade Federal do Maranhão
  • Cesar Augustos Labre Lemos de Freitas Universidade Federal do Maranhão - UFMA
  • José de Ribamar Sá Silva Universidade Federal do Maranhão - UFMA

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.5562591

Palavras-chave:

Modernização, Agricultura, Reforma Agrária, Agricultura Familiar

Resumo

O artigo discute o processo de modernização da agricultura brasileira compreendida como subproduto da revolução verde engendrada pela expansão capitalista que na agricultura acelera a partir do desenvolvimento dos insumos modernos e da dominância financeira. Destaca o processo de bloqueio da reforma agrária pela modernização. Atribui à agricultura familiar destaque como tema alternativo à questão agrária que busca escamotear o problema da concentração da terra. Conclui que o debate sobre a agricultura familiar deve ser aprofundado com vista a sua importância na produção de alimentos, na ocupação de mão de obra, e na diversidade produtiva de modo a avaliar a efetividade das políticas publicas focalizada nessa categoria.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Frednan Bezerra dos Santos, Universidade Federal do Maranhão
  • Cesar Augustos Labre Lemos de Freitas, Universidade Federal do Maranhão - UFMA
    Graduado em Economia pela Pontífice Universidade Católica de Goiás(1992), mestrado em Geografia pela Universidade Federal de Goiás (2004) e Doutorado em Geografia pela Universidade Federal de Goiás (2010). Professor do Departamento de Economia da Universidade Federal do Maranhão e Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Socioeconômico da UFMA. Atualmente concentrando as pesquisas na relação entre pobreza e precarização das relações de trabalho no capitalismo contemporâneo e como isto interfere na dinâmica urbana.
  • José de Ribamar Sá Silva, Universidade Federal do Maranhão - UFMA
    Professor Associado, Departamento de Economia, Universidade Federal do Maranhão. Professor e pesquisador nos programas de pós-graduação PPG Políticas Públicas e PPG Desenvolvimento Socioeconômico. Bacharel em Ciências Econômicas (1990) e especialista em Metodologia do Ensino Superior (1994), pela Universidade Federal do Maranhão. Mestre em Economia Rural (1997), pela Universidade Federal da Paraíba. Doutor em Políticas Públicas (2007), pela Universidade Federal do Maranhão, com estágio de doutorado no Instituto de Economia da Universidade Estadual de Campinas (2005). Realizou estágio de pós-doutorado na Middlesex University/Londres (2014-2015), com financiamento da CAPES. Tem experiência em gestão acadêmica, ensino e pesquisa, nas áreas de Economia, Políticas Públicas e Educação do Campo, com interesse principalmente nos temas: formação social e econômica do Brasil; desenvolvimento socioeconômico; economia agrária e dos recursos naturais; economia do Maranhão; políticas públicas para o campo; assentamentos da reforma agrária; agricultura familiar e segurança alimentar e nutricional.

Downloads

Publicado

2018-02-27

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Modernização da agricultura e reforma agrária: fortalecer a agricultura familiar é o caminho?. (2018). REVISTA DE ECONOMIA DA UEG, 13(2), 129-148. https://doi.org/10.5281/zenodo.5562591

Artigos Semelhantes

1-10 de 20

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.