APROPRIAÇÃO, INTEGRAÇÃO E PRÁXIS DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS PELO PROFESSOR DE LÍNGUA ESTRANGEIRA EM FORMAÇÃO CONTINUADA

Autores

  • Juliana Cristina Faggion Bergmann Departamento de Metodologia de Ensino (MEN) Universidade Federal de Santa Catarina
  • Mara Gonzalez Bezerra UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina

Palavras-chave:

Tecnologias digitais. Práticas pedagógicas. Ensino-aprendizagem de línguas adicionais.

Resumo

Este artigo visa compartilhar uma análise dos processos de apropriação e práxis das tecnologias digitais de informação e comunicação (TDICs) por professores de línguas estrangeiras - inglês e espanhol - da rede pública de ensino básico em formação continuada através de uma Especialização em Educação na Cultura Digital. Nesse contexto foram analisadas duas atividades: a primeira, de diagnóstico, e a última, os relatos finais, realizadas pelos alunos durante a disciplina do Núcleo Específico de Língua Estrangeira, com o objetivo de analisar a apropriação das tecnologias pelos participantes e de sua integração em sala de aula de LE. A proposta inicial foi a construção, etapa por etapa, de um projeto de intervenção, a ser aplicado nas escolas em que atuam os participantes, e que incorpora as TDICs nas aulas por eles planejadas. O processo foi composto por reflexões teórico-práticas e o desenvolvimento de atividades, que nortearam a criação dos participantes e culminaram na aplicação de práticas pedagógicas com a integração efetiva das tecnologias. Ao analisar os resultados desse processo percebeu-se, no entanto, que são poucos os professores que de fato se apropriaram das TDICs em contexto educacional, explorando e utilizando as tecnologias disponíveis para aperfeiçoar o ensino-aprendizagem da língua. A receptividade e colaboração dos participantes nos mostra, pela série de práticas pedagógicas inéditas aplicadas na sala de aula, que há um interesse destes em integrar as tecnologias ao seu contexto educacional, mas nos faz refletir quanto à complexidade dessa apropriação e o tempo demandado para que tal processo se efetive.

Biografia do Autor

  • Juliana Cristina Faggion Bergmann, Departamento de Metodologia de Ensino (MEN) Universidade Federal de Santa Catarina
    Prof. Dra. no Departamento de Metodologia de Ensino (MEN) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).  Doutora em Sciences du Langage pela Université Lumière Lyon 2 – França. Florianópolis, Brasil, e-mail: jcfbergmann@gmail.com 
  • Mara Gonzalez Bezerra, UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina
    Pós-doutoranda na Pós-graduação em Estudos da Tradução na Universidade Federal de Santa Catarina (PGET/UFSC). Florianópolis, Brasil, e-mail: mara.gonzalez.letras@gmail.com

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Publicado

2018-09-04

Edição

Seção

Dossiê Multiletramentos, Tecnologias e Educação a distância