Desvelamento nos morros cariocas: novos sentidos discursivos em livros-reportagem

Autores

  • Felipe Rodrigues Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Divulgação Científica e Cultural, do Instituto de Estudos de Linguagem (IEL)
  • Eni Orlandi Doutora em Linguística pela Universidade de São Paulo (USP)

Palavras-chave:

Análise do Discurso. Jornalismo. Sentidos. Violência. Livro-reportagem

Resumo

Este trabalho tem como objetivo analisar a produção de novos sentidos discursivos presentes nos morros do Rio de Janeiro. A análise faz uso dos preceitos da Análise do Discurso, que concebe a linguagem como mediação necessária entre o homem e a realidade natural e social e define o discurso como efeito de sentidos entre locutores. Os livros “Abusado” e “Cidade Partida” trabalham dentro da perspectiva da relação de forças e de sentidos, entre os diferentes atores envolvidos no fenômeno da violência, visibilizando sentidos, apontando contradições, complexificando conceitos. A teia de relações sociais que resultam em fenômenos como a violência é buscada nos dois livros, embora ambos não se proponham a ser conclusivos. Nos livros, há uma ruptura com sentidos já consagrados pelo discurso comum que permeia a produção comunicacional dos grandes meios de comunicação.

Biografia do Autor

  • Felipe Rodrigues, Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Divulgação Científica e Cultural, do Instituto de Estudos de Linguagem (IEL)

    Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Divulgação Científica e Cultural, do Instituto de Estudos de Linguagem (IEL) e do Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo (Labjor), da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). 

  • Eni Orlandi, Doutora em Linguística pela Universidade de São Paulo (USP)

    Docente da Universidade do Vale do Sapucaí e professora colaboradora da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Doutora em Linguística pela Universidade de São Paulo (USP). Bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq, nível 1A.

Downloads

Edição

Seção

Temática Livre: Estudos Linguísticos

Como Citar

Desvelamento nos morros cariocas: novos sentidos discursivos em livros-reportagem. (2010). Via Litterae (ISSN 2176-6800): Revista De Linguística E Teoria Literária, 2(2), 401-415. //www.revista.ueg.br/index.php/vialitterae/article/view/5426