Quem pergunta quer resposta!” – perguntas como estratégias de interação na escrita
Palavras-chave:
Estratégias de interação. Língua escrita. PerguntasResumo
Neste trabalho, analisamos a função das perguntas como estratégias de interação que são utilizadas na modalidade de língua escrita por estudantes da rede pública de ensino de Itabaiana/SE. A análise segue a orientação funcionalista, assumindo uma metodologia qualitativa, com vistas ao mapeamento das funções e subfunções das estratégias de interação encontradas evidenciando, também, as semelhanças com a sua funcionalidade na fala. Os resultados obtidos com essa pesquisa demonstram que os estudantes utilizam perguntas, principalmente do tipo semirretórica, em textos dissertativos como estratégias de interação. Após elencarmos os traços correspondentes aos contextos de uso e estrutura, identificamos duas categorias: perguntas semirretóricas declarativas/objetivas e perguntas semirretóricas condicionais/subjetivas.
Downloads
Edição
Seção
Licença
Ao enviar o material para publicação, o(s) autor(es) está(ão) automaticamente cedendo seus direitos autorais para a Via Litterae, que terá exclusividade para publicá-los em primeira mão. O autor continuará a deter os direitos autorais para publicações posteriores do mesmo trabalho. Além disso, a submissão de artigos à Via Litterae constitui plena aceitação das normas aqui publicadas. Os conteúdos e as opiniões expressas nos textos são de inteira responsabilidade de seus autores.