Quem pergunta quer resposta!” – perguntas como estratégias de interação na escrita

Autores

  • Andréia Silva Araujo Graduanda do curso de Letras, Universidade Federal de Sergipe (UFS)
  • Raquel Meister Ko. Freitag Professora do Departamento de Letras da Universidade Federal de Sergipe (UFS)

Palavras-chave:

Estratégias de interação. Língua escrita. Perguntas

Resumo

Neste trabalho, analisamos a função das perguntas como estratégias de interação que são utilizadas na modalidade de língua escrita por estudantes da rede pública de ensino de Itabaiana/SE. A análise segue a orientação funcionalista, assumindo uma metodologia qualitativa, com vistas ao mapeamento das funções e subfunções das estratégias de interação encontradas evidenciando, também, as semelhanças com a sua funcionalidade na fala. Os resultados obtidos com essa pesquisa demonstram que os estudantes utilizam perguntas, principalmente do tipo semirretórica, em textos dissertativos como estratégias de interação. Após elencarmos os traços correspondentes aos contextos de uso e estrutura, identificamos duas categorias: perguntas semirretóricas declarativas/objetivas e perguntas semirretóricas condicionais/subjetivas

Biografia do Autor

  • Andréia Silva Araujo, Graduanda do curso de Letras, Universidade Federal de Sergipe (UFS)

    Graduanda do curso de Letras, Universidade Federal de Sergipe (UFS)

     

  • Raquel Meister Ko. Freitag, Professora do Departamento de Letras da Universidade Federal de Sergipe (UFS)
    Doutora em Linguística pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Professora do Departamento de Letras da Universidade Federal de Sergipe (UFS), Campus Prof. Alberto Carvalho

Downloads

Edição

Seção

Temática Livre: Estudos Linguísticos

Como Citar

Quem pergunta quer resposta!” – perguntas como estratégias de interação na escrita. (2010). Via Litterae (ISSN 2176-6800): Revista De Linguística E Teoria Literária, 2(2), 321-335. //www.revista.ueg.br/index.php/vialitterae/article/view/5421