A anistia em manchetes jornalísticas: uma análise discursiva

Autores

  • Francis Lampoglia Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
  • Lucília Maria Sousa Romão Universidade de São Paulo
  • Cláudio Marcondes Castro Filho Universidade de São Paulo
  • Soraya Maria Romano Pacífico Universidade de São Paulo

Palavras-chave:

Discurso. Anistia. Ditadura Militar.

Resumo

O presente artigo visa a construir um estudo discursivo de manchetes de jornais da época da ditadura militar que tematizam a anistia, tendo como pressuposto teórico a Análise do Discurso de matriz francesa, fundada por Michel Pêcheux em 1969. Objetivamos discutir o funcionamento da materialidade verbal relacionando-a com as noções de ideologia, memória e sujeito, e interpretando como o sentido está sempre em jogo e sempre pode vir a ser outro. Nosso corpus de análise é constituído por cinco manchetes, originalmente publicadas nos jornais Folha de S. Paulo, Pasquim e Diário Popular, abrangendo o período entre junho e agosto de 1979.

Biografia do Autor

  • Francis Lampoglia, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

    Bacharel em Ciências da Informação e da Documentação pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FFCLRP/USP). Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Sociedade (PPGCTS). Bolsista FAPESP 2010/03200-2.

  • Lucília Maria Sousa Romão, Universidade de São Paulo

    Doutora em Psicologia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FFCLRP/USP). Professora do curso de Ciências da Informação e da Documentação da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP/USP).

  • Cláudio Marcondes Castro Filho, Universidade de São Paulo

    Doutor em Ciência da Informação pela Universidade de São Paulo. Professor do curso de Ciências da Informação e da Documentação da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP/USP).

  • Soraya Maria Romano Pacífico, Universidade de São Paulo

    Soraya Maria Romano Pacífico

    Doutora em Psicologia e Educação pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FFCLRP/USP). Professora do curso de Pedagogia da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP/USP).

     

Downloads

Edição

Seção

Temática Livre: Estudos Linguísticos

Como Citar

A anistia em manchetes jornalísticas: uma análise discursiva. (2011). Via Litterae (ISSN 2176-6800): Revista De Linguística E Teoria Literária, 3(2), 261-278. //www.revista.ueg.br/index.php/vialitterae/article/view/5340