O romance de formação como uma ação pedagógica: uma leitura de Verão no Aquário, de Lygia Fagundes Telles

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Resumo

É possível destacar que toda a produção literária até a chegada do século XX, dominada pelos homens também é elemento persistente dentro do bildungsroman (Romance de Formação). Nesse aspecto, está explícito um protagonista especificamente homem (a young male hero). Assim, a jornada do personagem consiste num enquadramento de aprendizagem e formação exclusiva do sexo masculino. Com a chegada do século XX, intensamente marcado pelo início de ondas feministas que ampliaram os direitos femininos, evidenciou-se a ascendência literária produzida por mulheres. Pertinente a essa perspectiva, surge o bildungsroman feminino, consfigura-se como uma revisão literária e histórica. A partir das décadas de 80 e 90, com o crescimento dos estudos feministas e pós-coloniais, as definições do conceito de Bildungsroman passaram por revisões e quando se pensa em bildungsroman feminino, não se trata de apenas uma troca do personagem principal ou do escritor masculino por uma mulher, mas na consideração de diferenças entre os gêneros , não no sentido de que um seja maior que o outro, mas que as condições do universo feminino sejam respeitadas, sem estereótipo na criação literária. Segundo essa ótica, lemos e analisamos o romance de formação Verão no Aquário, de Lygia FagundesTelles.

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Publicado

2022-12-30

Edição

Seção

Dossiê Temático

Como Citar

O romance de formação como uma ação pedagógica: uma leitura de Verão no Aquário, de Lygia Fagundes Telles. (2022). Via Litterae (ISSN 2176-6800): Revista De Linguística E Teoria Literária, 14(e1400), 01-22. //www.revista.ueg.br/index.php/vialitterae/article/view/13947